Giro nos Estados

Empresa do Texas quer desenvolver parceria com Sergipe na área de petróleo e gás

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, recebeu nesta segunda-feira, 08, o executivo da PortalMiddle, Carlos Guimarães, para uma reunião de negócios. Na oportunidade, o representante da empresa, sediada no Texas (Estados Unidos), trouxe uma proposta de parceria com o Estado de Sergipe, a fim de fomentar o mercado local de petróleo e gás a partir da formação de um núcleo tecnológico que desenvolva ações de capacitação na área.

De acordo com o empresário, a PortalMiddle representa no país quatro entidades com mais de 30 anos de atividades na área e já está presente no Porto de Suape, em Salvador (BA). “Nossa ideia em Sergipe é criar um centro de tecnologia, a fim de trazer entidades para o Estado que possam promover a capacitação de mão de obra e de investimentos no setor”, disse Carlos Guimarães ao destacar que isso se dará através de parceria com o Governo do Estado e da formatação de um plano de negócios que possa ser apresentado aos empresários de Houston, no Texas, com planejamento estruturado, nível de investimento, custo operacional e demandas do Estado definidas.

Para a coordenadora executiva da Rede Petrogás em Sergipe, Ana Nunes, o encontro na Sedetec foi de grande importância, pois serviu para demonstrar aos investidores que em Sergipe há possibilidade de parceria para gerar conhecimento no setor. “Essa visita foi um dos frutos da participação do Estado na Rio Oil e Gas, realizada recentemente no Rio de Janeiro, onde tivemos contato com vários grupos internacionais divulgando o potencial de Sergipe na área e a formatação dessa parceria vai promover uma ampliação da capacidade logística local, principalmente na área naval”, ressaltou Ana Nunes que também é gestora de Petróleo, Gás, Energia e Mineração do Sebrae.

O secretário Saumíneo explica que esta visita é mais uma demonstração de que os investidores internacionais estão com os olhares voltados para Sergipe, pelo seu potencial econômico e seus indicadores sociais. “Temos contatos com empresários italianos que irão implantar um investimento em Aracaju, empresários franceses que irão implantar negócios em Estância, empresários Alemães que estão para definir o município sergipano que irão investir, recebemos visita recente de empreeendedores da Turquia e tivemos contatos com empresários de Israel que também querem investir em Sergipe”, diz.

Além de contar com a participação do secretário-adjunto, Carlos Augusto Guimarães, também estiveram presentes na reunião a diretora Técnica da Sedetec, Sudanês Pereira e o empresário Sandro Tojal, sócio-proprietário da empresa sergipana Sigmarhoh Well Testing Services, que acompanhou o executivo da PortalMiddle em encontro na Sedetec. A Sigmarhoh é uma empresa sergipana que está no mercado há 18 anos e desde o ano de 2005, graças aos estímulos da rede Petrogás, é referência nacional em serviços especializados na área de petróleo.

 Fonte: Sedetec – Sergipe

 

Próximos Eventos