+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Em Alagoas, Caravana da Ciência ultrapassa 8 mil visitas em 2010

Popularizar a ciência e instigar o espírito científico em alunos e moradores das cidades visitadas foi a missão da sexta edição da Caravana da Ciência, projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (SECTI) desde 2005. O evento contemplou respectivamente as cidades de Igreja Nova, Penedo, Pão de Açúcar, Canindé do São Francisco, em Sergipe, encerrando suas atividades nesta última sexta-feira, dia 22, no município de Piranhas.

Segundo a Secretária de CT&I, Janesmar Camilo, os resultados não poderiam ser melhores, superando o número de visitantes recebidos no ano passado. “Foram mais de oito mil visitantes, ultrapassando as visitas de 2009. Mais uma vez conseguimos cumprir nossa missão de levar ciência à população alagoana, estimulando crescentemente o desenvolvimento do pensamento científico”, avaliou a Secretária.

De acordo com a Superintendente da SECTI, Profa. Dra. Lenilda Austrilino, este ano o projeto conseguiu um maior envolvimento dos professores das escolas visitadas, além de uma participação destacável dos estudantes, pais e moradores dos municípios. “Os professores participaram ativamente junto a seus alunos das oficinas aplicadas. Isso reflete que o trabalho da Caravana se multiplica e permanece entre os alunos durante todo o ano. Inclusive, já estamos traçando novas estratégias para a próxima edição”, concluiu Lenilda, que também é coordenadora do projeto.

Na programação, atividades relativas à popularização da Ciência, com destaque para a Sessão de Planetário e para a Oficina de Matemática, inclusas nas atividades mais disputadas do projeto.

Dentre as atividades já conhecidas, houve também a Exposição Ciência em Alagoas, e as Oficinas de Quebra-Cabeça científico e do Carro Foguete de Corrida, nas quais os próprios visitantes aprenderam a confeccionar os brinquedos. Além de exibição de vídeos científicos.

A Caravana da Ciência é um evento anual realizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Alagoas, visitando escolas da rede pública, e é resultado de uma parceria entre a SECTI, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Secretaria da Educação e do Esporte (SEEE), Fundação Teotônio Vilela e Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL).

Fonte: Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas

Compartilhe:

    Próximos Eventos