+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Egressos da UFRGS são selecionados para programa RedEmprendia

image_previewDois novos jovens empresários ligados à UFRGS estão entre os sete universitários brasileiros selecionados para participar do programa “Novos Empreendedores: Aprendendo a Empreender” (NEAE 2013), da RedEmprendia. Juliana Marchioretto, recém-egressa de Comunicação – Relações Públicas, e Pedro Prietsch, que cola grau em Administração agora em março, poderão adquirir experiência sobre gestão empresarial por meio de estágios em pequenas e médias empresas da região ibero-americana.

Cerca de 10% das candidaturas (foram 30, no total) tiveram origem no Brasil. Os projetos de Juliana e Pedro se destacaram entre mais de 300 projetos inscritos na segunda edição do programa, que está concedendo 39 bolsas de formação para jovens do Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Portugal.

Espanha e Portugal surgem como os destinos mais procurados pelos bolseiros brasileiros para realizarem os seus estágios empreendedores. A RedEmprendia e as universidades vão assessorá-los na escolha da empresa onde serão formados, observando necessidades específicas e caraterísticas dos projetos. Os selecionados também receberão ajuda econômica para cobrir os custos do estágio, que deverá ter uma duração de dois a três meses, e deslocação ao país de destino.

A RedEmprendia é uma rede universitária que promove transferência de conhecimento, desenvolvimento tecnológico, inovação e empreendedorismo responsável. O grupo é formado por 20 universidades, pela rede Universia e pelo Banco Santander, que apoia as atividades por meio da Divisão Global Santander Universidades.

Projetos aproveitam as redes para oferecer serviços ao cidadão

Para a RedEmprendia, um ponto forte das ideias dos estudantes ligados à UFRGS é que elas são fortes apostas no aproveitamento de redes, visando fornecer serviços ao cidadão. Não à toa, tanto o projeto de Juliana Marchioretto – o Aulalivre.net ­– quanto o de Pedro Prietsch – o Bom Apetite – envolvem a internet.

Pensando naqueles que querem estudar, mas não podem ter acesso a materiais didáticos e contato com professores, o Aulalivre.net disponibiliza cursos on line de preparação para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Como grande parte da sua equipe vem da Comunicação, Juliana participou da XII Maratona de Empreendedorismo da UFRGS no ano passado, ficando em primeiro lugar, além de ter passado também por um processo de incubação na ESPM.

“Na UFRGS, a gente nem foi para competir, mas para aprender. As instituições colaboraram muito para que pudéssemos ter noções de mercado e constituir a empresa. Isso nos deu suporte para desenvolvermos um modelo de negócio sustentável”, afirma. Para que o portal fosse lançado em outubro passado, os trabalhos se iniciaram ainda em setembro de 2011.

Para a relações públicas, a empresa produz todo o material que difunde para poder garantir qualidade dos conteúdos e humanizar o contato, trabalhando diretamente com professores. “Hoje trabalhamos com pré-vestibular. Em breve vamos começar cursos de línguas e em outras áreas de conhecimento, expandindo o portal. Isenção fiscal para a educação seria interessante. Com poucos recursos já conseguimos beneficiar 15 mil pessoas. Nossa meta é atingir 500 mil estudantes”, aposta Marchioretto.

Já a empresa de Pedro Prietsch fomenta uma comunidade gastronômica. “No Bom Apetite, as pessoas podem não apenas fazer um pedido on line, mas também saber que estabelecimentos que entregam na área onde mora, comparar pratos, comentar as experiências com cada estabelecimento. Além disso, a gente quer ter um blog para difundir receitas”, explica Pedro, que já pensa em voltar aos estudos, desta vez nas Ciências Contábeis.

“Meu sonho de vida é ser empreendedor, ver a minha empresa crescer, se desenvolver. Agora que tenho toda a base que a universidade me deu, quero continuar me atualizando para tentar ter uma empresa legal”, diz o administrador. Quanto ao futuro estágio no RedEmprendia, afirma que as expectativas “são excelentes”.

Fonte: UFRGS

Próximos Eventos