+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Educação à distância, profissional e tecnológica ganha força em Minas

A décima quarta unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) foi entregue à população, fortalecendo assim, a rede no estado. O município contemplado foi o de Taiobeiras, no Norte de Minas. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues fez a inauguração, na última quarta-feira (15), ao lado do reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), João dos Reis Canela, e do prefeito municipal, Danilo Mendes Rodrigues.
O programa do Governo de Minas está construindo um ambiente no qual as universidades estaduais e federais mineiras possam oferecer capacitação profissional gratuita por meio de uma rede de polos de educação à distância.
Na ocasião, Narcio destacou a importância do projeto para democratização do ensino superior em Minas Gerais e aponta como uma poderosa ferramenta para se atingir as metas do governo federal para o ensino superior no país, além de qualificar a sociedade mineira.
Durante a solenidade de inauguração, também foi assinado acordo de cooperação técnica para implantação da unidade no município. O acordo visa à  conjugação de esforços entre a Unimontes, a prefeitura e a Sectes para viabilizar a aplicação de conteúdos em cursos à distância de graduação e pós-graduação.
O espaço inaugurado conta com uma estrutura de duas salas de educação à distância, com avançado sistema de videoconferência, padronizada para atender 25 alunos cada uma; 50 laboratórios virtuais em 10 computadores e bibliotecas virtuais em outros quatro. A expectativa é de que até o ano de 2014, 120 unidades de educação à distância sejam inauguradas em todas as regiões do estado.
Brasil Profissionalizado
O Norte de Minas também ganhou mais duas unidades do programa Brasil Profissionalizado, a Ordem de Serviço para início das obras da Escola Técnica foi assinada pelo secretário Narcio Rodrigues nos municípios de Janaúba e Taiobeiras. O Programa é uma iniciativa do governo federal em parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e das prefeituras municipais.
O programa visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica, e os investimentos para cada unidade chegam a cerca de R$8 milhões. Os documentos foram assinados pelo secretário Narcio Rodrigues e pelo reitor da Unimontes, João dos Reis Canela. Em Janaúba, houve assinatura do prefeito municipal, Yuji Yamada, e em Taiobeiras, do prefeito Danilo Mendes Rodrigues.
As unidades da escola técnica de Janaúba e Taiobeiras, no Norte de Minas, agora se juntam as de Bocaiúva, Sacramento e Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, que também estão sendo construídas. Estão previstos também unidades para Brasília de Minas, Manga, Joaíma, Grão Mogol, Espinosa e Monte Azul, no Norte e Vale do Jequitinhonha; Lagoa Santa e Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Pompéu, região Central do Estado.
Fonte: Sectes-MG

Próximos Eventos