+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Edital específico para a Indústria Criativa é ação inédita no Estado do Rio Grande do Sul

SCIT vai lançar o edital em agosto

Atento para as transformações sociais e econômicas provindas do potencial da indústria criativa, o governo estadual, através da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) prevê, em uma ação inédita, destinar recursos a empresas e instituições deste setor interessadas em desenvolver novos processos, produtos ou serviços para a sociedade. O lançamento de um edital, previsto para ocorrer em agosto, vai contemplar projetos que proponham a geração e/ou aperfeiçoamento de tecnologia nos setores de Audiovisual, Novas Mídias e Design. A expectativa é de que a ação contribua para a promoção do desenvolvimento regional, a transferência de tecnologia e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Os interessados em participar do edital, empresas ou municípios, devem encaminhar via universidades, faculdades ou institutos técnicos que contemplem a atividade científica ou tecnológica, suas propostas.

“É um divisor de águas no que se refere a políticas públicas voltadas ao setor da Economia Criativa no Estado. É a oportunidade para  a criação de novas empresas e novos mercados, inclusive internacionais”, avalia o secretário da SCIT, Cleber Prodanov.

O núcleo gaúcho do setor criativo movimenta anualmente R$ 5,2 bilhões, uma fatia de 5,6% de toda a área criativa do país.

Setores

Audiovisual: São consideradas formas que combinam elementos sonoros e imagem, bem como a cada produto gerado por estas formas da comunicação, ou ainda à tecnologia empregada para registro, tratamento e exibição de som e imagem.

Compreende as atividades como filmes, televisão, rádio e outras formas de transmissão.

Novas Mídias: Refere-se à soma das tecnologias e metodologias voltadas à comunicação que diferem dos tradicionais como televisão, rádio, imprensa, etc. As “novas mídias” possibilitam interação maior com o usuário, são multifuncionais, e articulam principalmente com internet e tecnologias móveis. Compreende as atividades de software, jogos digitais, conteúdo criativo digital, simulação e animação.

Design: Voltado à idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de bens e serviços direcionados para as necessidades do consumidor; é uma atividade estratégica, técnica e criativa, que visa a melhoria dos aspectos funcionais ergonômicos e visuais. Compreende as atividades do design de moda e design de produto.

Fonte: Assessoria de Comunicação –  Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) – RS


Próximos Eventos