+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Edital de R$ 2,5 milhões beneficia áreas estratégicas do Rio Grande do Sul

Recursos são provenientes da Rede Riosul

As áreas de Petróleo, Gás e Energia e Tecnologia da Informação e Comunicação(TICs) serão contempladas, ainda no mês de julho, com um edital inédito no valor de R$ 2,5 milhões. Os recursos  são pertinentes  ao Programa Rede Riograndense de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação(Rede Riosul), no âmbito do RS Tecnópole, da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico(SCIT).

O secretário da SCIT, Cleber Prodanov, destaca que as ações da Rede Riosul estão alinhadas as necessidades do setor. “O objetivo é a integração com economias emergentes no Estado, fomentando a transferência de tecnologia da academia para sociedade”, afirmou Prodanov. “Os projetos devem ser apresentados por no mínimo duas instituições que fazem parte da Rede Riosul e por uma empresa”.

Para o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Regional Rio Grande do Sul (Assespro-RS), Reges Antonio Bronzatti, o lançamento de um edital que contemple a área de TI demonstra a percepção do governo para demanda de investimentos em economias do futuro. “Articular empresas e universidades para ter inovação é uma estratégia adequada”, afirmou. “Na nossa área, faltam investimentos, profissionais e também uma integração com os grandes players na produção de softwares”.

O diretor técnico da SCIT, Luciano Andreatta destaca que a Secretaria tem participado de fóruns envolvendo o poder público e a academia para ouvir as demandas do setor, a partir de ação coordenada pela Secretária Adjunta Ghissia Hauser: “Participamos de um seminário envolvendo a Universidade de São Paulo(USP) e a PROCERGS, onde foram apresentados os temas do setor a partir de uma clara visão de futuro”.

Fonte: Assessoria de Comunicação SCIT – RS

Próximos Eventos