+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

‘Domo’ da FAPEAM é sucesso na SNCT

Uma estrutura inflável em formato de bolha com uma porta na entrada. Pode parecer estranho, mas o objeto curioso tem chamado à atenção dos visitantes da 11ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT) deste ano, em Manaus (AM). Trata-se do estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que este ano inovou e aderiu ao ‘domo’, estrutura que permite a visualização de projeções em 360º.

O ‘domo’ está disponível para visitação desde a manhã desta quinta-feira (06/11) até esta sexta-feira (07/11), durante a realização da SNCT, no Clube do Trabalhador – Sesi, localizado na Alameda Cosme Ferreira, bairro Coroado III. A estrutura é similar ao planetário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), disponível para visitação no Espaço do Conhecimento, em Belo Horizonte (MG).

Trinta alunos do 5º ano da Escola Municipal Ivânia Maria Barbosa e Silva foram os primeiros a visitar o ‘domo’. Segundo a professora Débora Oliveira, a estrutura consegue retratar de forma resumida e lúdica as ações da FAPEAM. “A Fundação conseguiu fazer o novo quando todos achavam que não dava mais. Achei tudo muito interessante e espero que os projetos de pesquisa cheguem à nossa escola”, disse.

Desmistificação

Na estrutura é exibido um vídeo que apresenta cinco projetos de pesquisa desenvolvidos com aporte financeiro da FAPEAM. Segundo a gerente do Núcleo de Eventos da Fundação, Milena Menta, a ideia é mostrar, especialmente às crianças, principal público da SNCT, que fazer Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) é algo prazeroso. “Tentamos desmistificar que o fazer ciência é algo chato e mostrar, de forma lúdica por meio dos vídeos no ‘domo’, o que vem sendo feito no Amazonas com aporte do governo do Estado”, disse.

A estudante da Escola Municipal Leonor Uchoa de Amorim, Gisele Mendes, disse que ficou surpresa com o que encontrou no ‘domo’. “Olhei de fora e achei que fosse só uma bolha. Mas, quando entrei, começaram a passar um vídeo e vi um pouco do que os professores estão pesquisando. Foi super diferente”, disse.

A estimativa da organização da SNCT é que, este ano, ao menos dez mil pessoas visitem o evento, que é aberto ao público e gratuito.

A SNCT

Local: Clube do Trabalhador do Amazonas ‘João de Mendonça Furtado’ (Sesi-AM)

Horário: 8h30 às 17h

Dias: 6 e 7 de novembro

Fonte: FAPEAM

Próximos Eventos