Giro nos Estados

Docente da UNIR recebe comenda do Conselho Federal de Medicina

A médica Ana Lúcia Escobar, docente da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), recebe nesta terça-feira, 11 de dezembro, às 18h, em Brasília, a Comenda Sérgio Arouca de Medicina e Saúde Pública. Além de Ana Lúcia Escobar outros quatro médicos serão homenageados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM): Eurípides Ferreira, Aníbal Gil Lopes, Rodrigo d’Eça Neves e Malaquias Batista Filho.

Graduada em medicina pela Universidade de Passo Fundo, em 1983, a professora Ana Escobar fez mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Fiocruz. Foi diretora do Núcleo de Saúde e chefe do Departamento de Medicina (DEPMED) da UNIR, onde ingressou em 1990, e coordena o Centro de Estudos em Saúde do Índio de Rondônia (CESIR).

O Conselho Pleno do CFM escolheu, neste ano, cinco médicos brasileiros que contribuíram para o engrandecimento da medicina nacional e internacionalmente, relacionando-a às áreas de responsabilidade social, saúde pública, literatura e arte, humanidades e ensino médico. Cada comenda tem um patrono. A que será entregue à docente da UNR homenageia Sérgio Arouca.

Graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) em 1966, Sérgio Arouca foi consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e professor da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em 1982 a 1988, como chefe do Departamento de Planejamento da Ensp, fez a instituição recuperar o prestígio no campo da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico, com destaque para a formulação e discussão da política de saúde. Colocou em pauta temas considerados novos no fim do século XX, como biossegurança, violência como epidemia mundial e gestão da saúde pública.

Fonte: UNIR

Próximos Eventos