Giro nos Estados

Divulgado resultado do I Prêmio Paraense de Jornalismo Científico

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) divulgaram nesta terça-feira, 23, o resultado do I Prêmio Paraense de Jornalismo Científico, cujos objetivos são valorizar os profissionais da imprensa que fazem jornalismo sobre a Ciência no Pará e incentivar que veículos de comunicação locais publiquem matérias sobre conteúdos científicos.

A matéria intitulada “O caminho das águas”, do jornalista Ismael Machado (Jornal Diário do Pará), foi a vencedora na categoria “Impresso”. A matéria aborda os desafios em torno do abastecimento de água no Estado, utilizando estudos e argumentos científicos sobre a realidade da população que vivencia o problema, ao mesmo tempo em que apresenta experiências e alternativas para garantir a qualidade da água na região.
Já na categoria “Televisão”, a reportagem vencedora foi a da jornalista Ana Cristina Campos Sousa (TV Cultura), intitulada “Açaí prótese”. A matéria aborda uma pesquisa feita entre a Universidade Federal do Pará e a Universidade Estadual de Campinas para transformar os componentes dos caroços de açaí em próteses de base natural para o corpo humano, o que possibilitaria a redução do número de resíduos descartados, que seriam, então, reutilizados como matéria-prima para a produção de próteses.
A comissão avaliadora do Prêmio foi composta pelas jornalistas e professores da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade da Amazônia (Unama), da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, e do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Todas as matérias inscritas na categoria “Rádio” não se enquadraram nos requisitos técnicos exigidos pelo Edital Nº 005/2012 e foram, portanto, desclassificadas.
O vencedor de cada categoria receberá R$ 5 mil. A solenidade de entrega do Prêmio será realizada na abertura da VI Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, no dia 23 de outubro de 2013, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Fonte: SECTI-PA

Próximos Eventos