+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Distrito de Inovação é lançado em Itajaí (SC)

O primeiro dos doze Distritos de Inovação foi lançado nesta segunda-feira (21), em Itajaí. “Este é um projeto onde se pretende construir empreendimentos de classe mundial. Não há espaço para ser mais ou menos”, enfatizou o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen. Desenvolvido pelo Inova@SC em parceria com a prefeitura de Itajaí, o projeto faz parte do Plano SC@2022.

Com uma área de 2,3 milhões de metros quadrados, o Distrito de Inovação de Itajaí estará localizado a oito quilômetros do centro da cidade. Ele será implantado seguindo um novo urbano e de sustentabilidade, oferecendo trabalho, moradia, estudo e lazer em um mesmo ambiente. “Esta iniciativa coloca Santa Catarina na fronteira de novos desafios”, declarou o senador Luiz Henrique da Silveira. Para o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti, é a oportunidade que o município precisava para vislumbrar o futuro. “Acreditamos tanto em Itajaí que convencemos os outros a acreditarem e investirem aqui também”, argumentou.

O empreendimento, que terá parceria com a iniciativa privada para financiamento de projetos, dará prioridade também à acessibilidade e mobilidade urbana, planejado para uma convivência respeitosa entre pedestres, automóveis, bicicletas e meios alternativos de locomoção, priorizando as pessoas. “Podemos oferecer aos investidores este endereço, que antes não tínhamos”, comemorou o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini. Ele disse que está otimista, apesar do momento delicado que a cidade está passando em função da aprovação da Resolução 13 do Senado, que unificou o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Hoje Itajaí encontra aquilo que procurava há muito tempo: diversificação da nossa economia. Queremos uma economia sólida, com empresas limpas que gerem empregos de qualidade e movimentem nosso comércio”, falou.

Em Itajaí o polo terá infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), incubadora de empresas, centro de pesquisa, complexo destinado aos prestadores de serviços, salas de aula e laboratórios da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e residência social. Está previsto também espaço para empresas de segmentos como náutico, fármacos e biofármacos, além da instalação da sede regional do Inova@SC, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). “Em Itajaí vamos escrever a história de um Estado preparado para se reinventar”, salientou Bornhausen.

De acordo com o diretor do Inova@SC, Luis Antonio de Oliveira, o projeto nasceu de um plano maior, que levará Santa Catarina ao Estado máximo de inovação. “Na construção dos Distritos de Inovação, podemos atestar que o Estado vive um novo momento”, falou. A previsão é que o projeto seja implantado também em Joinville, Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Lages, São Bento do Sul, Blumenau, Jaraguá do Sul, Criciúma e Florianópolis.

Fonte: SD-SC

Próximos Eventos