+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Diretores-presidentes das fundações de amparo à pesquisa do Brasil reúnem-se no Acre

Os diretores-presidentes as Fundações de Amparo à Pesquisa do País estão reunidos, desde a manhã desta segunda-feira (21), para discutir questões relacionadas ao Sistema de Convênio do Governo Federal, as relações entre as Fundações e os Executivos estaduais, e, entre outros, o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), em tramitação no Congresso Nacional.

Os debates fazem parte do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), já  iniciado, em Rio Branco (AC). O Fórum segue até a tarde desta terça-feira (22). O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, é esperado para participar do encerramento do Fórum.

As diretoras presidenta, Maria Olívia Simão, e técnico-científica, Andrea Waichman, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) participaram das discussões.

O presidente do Confap e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sérgio Gargioni, informou que um dos objetivos do Fórum é a troca de informações entre as fundações do País.

“Fizemos uma abertura em que os atores do Acre, atores da academia e do governo mostraram entusiasmo sobre o assunto (CT&I) e, na tarde desta segunda-feira, tivemos a oportunidade de conhecer o modelo de desenvolvimento econômico e social do Acre. Estamos discutindo assuntos de cooperação entre as Faps e os temas recorrentes à legislação de CT&I”, disse Gargioni.

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), Pascoal Torres Muniz, disse que sediar o Confap e a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) simboliza a “copa científica” para a Fapac. “Isso revela a boa vontade e o reconhecimento da SBPC e da direção do Confap acreditando na capacidade de Rio Branco de receber esses dois eventos tão importantes”, disse Muniz.

Programação

A programação do Fórum do Confap segue até a tarde desta terça-feira. Serão realizadas apresentações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de palestras com representantes de órgãos relacionados à pesquisa da França e Reino Unido, países com os quais foram assinados acordos de cooperação internacional.

Fonte: FAPEAM

Próximos Eventos