Giro nos Estados

Diretor do Espaço Ciência receberá titulo de Cidadão de Pernambuco

Paulista de nascimento, Antonio Carlos Pavão, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e diretor do Espaço Ciência, receberá o título de Cidadão de Pernambuco, uma homenagem dada apenas aos que prestam relevantes serviços ao Estado. A honraria será entregue por indicação do Deputado João Fernando Coutinho, nesta segunda-feira (25/11), às 18h, no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco.

Assim que concluiu seu doutoramento em Química na Universidade de S. Paulo, Professor Pavão, como gosta de ser chamado, tinha convites para lecionar em algumas universidades no país, mas seguindo o conselho de Cesar Lattes que, para ser um grande cientista, só havia duas alternativas: nascer em Pernambuco ou se casar com uma pernambucana, em 1979 desembarcou na Veneza americana numa sexta-feira pré-carnavalesca, de onde não mais saiu.

Brincadeira à parte, foi por incentivo do Professor Ricardo Ferreira, o renomado químico pernambucano recentemente falecido, que Pavão iniciou suas atividades científicas na UFPE, sendo um dos fundadores do Departamento de Química Fundamental, um centro de excelência em Química Teórica, a área de atuação do homenageado. Além de atividades de ensino e pesquisa, Pavão também desenvolve uma intensa atividade em educação e divulgação científica.

Foi a convite de Sergio Rezende, então Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do governo Arraes, em 1995, que começou a dirigir o Espaço Ciência. “Acredito que esse título considera toda minha trajetória, mas certamente tem um peso muito grande o trabalho desenvolvido no Espaço Ciência pela repercussão em Pernambuco e no Brasil”, diz Pavão.

Fonte: SECTEC-PE

Próximos Eventos