+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Diretor da SEDET – Piauí participa de missão científica na Alemanha

O diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), prof. dr. Francisco das Chagas Lima, está visitando as Universidades de Bremen e Dresden, na Alemanha. A visita do professor faz parte do projeto Probal, que envolve pesquisa de interesse comum entre o Brasil e Alemanha e é financiada pela  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O projeto Probal envolve pesquisadores da UESPI, USP e Unicamp, além de pesquisadores das duas universidades alemãs, Bremen e Dresden. A missão tem a finalidade de conhecer os trabalhos das universidades. “Estamos conhecendo os pesquisadores dessas instituições para traçar novas linhas de ações entre nosso país e Alemanha”, disse Francisco Lima.

Outra missão do professor é anteceder a visita do aluno Jeferson Rocha, que pretende fazer doutorado sanduíche no qual desenvolve um adesivo para tratamentos odontológicos.

Nessa quarta-feira (18), será feita uma apresentação de trabalhos e projetos de brasileiros que fazem parte do Ciência sem Fronteiras, pós-doutorado e doutorado sanduíche na Universidade de Bremen, na qual o prof. Francisco Lima participará.

Durante a missão, o professor também vai conhecer o instituto de cerâmica na Universidade de Bremen. Na oportunidade, serão verificadas possibilidades de parcerias com a Indústria Cerâmica do Piauí. Fará parte da missão uma visita ao grupo de pesquisas na área de química computacional, na Universidade de Dresden.

Além de representar a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) nessa missão, que tem como principal objetivo fortalecer e criar novas linhas de pesquisa entre os dois países e as cinco instituições; Uespi, USP, Unicamp, FAM – Bremen e TUD Dresden. O diretor da Sedet busca estabelecer um canal de comunicação entre segmentos acadêmicos das instituições alemãs e o segmento produtivo do Piauí.

Fonte: SEDET-PI

Próximos Eventos