+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Diretor da FAPESP é nomeado conselheiro da Universidade das Nações Unidas

Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, foi nomeado novo membro do conselho de governança da Universidade das Nações Unidas (UNU).

Brito Cruz foi nomeado para o cargo pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e pela diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, junto com outros 11 novos membros.

Eles assumirão o cargo em 3 de maio para um mandato de três a seis anos, substituindo o conselho anterior cujo mandato durou de 2010 a 2016.

Segundo as Nações Unidas, as principais funções do conselho da UNU são formular os princípios e políticas da universidade, governar suas operações e considerar e aprovar o seu orçamento bianual e o programa de trabalho.

Os membros atuam com suas capacidades individuais (não como representantes do governo de seu país) e são selecionados com base no objetivo de atingir um equilíbrio geográfico e de gênero, considerando as mais importantes tendências acadêmicas, científicas, educacionais e culturais, assim como os campos de expertise de cada membro.

Os novos membros nomeados para o conselho da Universidade das Nações Unidas são:

– Ernest Aryeetey (Gana), vice-reitor da Universidade de Gana.

– Carlos Henrique de Brito Cruz (Brasil), diretor científico da FAPESP e professor do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp.

– Simon Chesterman (Austrália), decano da Faculdade de Direito da Universidade Nacional de Cingapura.

– Elizabeth Cousens (Estados Unidos), vice-presidente da Fundação das Nações Unidas.

– Isabel Guerrero Pulgar (Chile), diretora da IMAGO Global Grassroots e conferencista da Harvard University e do Massachusetts Institute of Technology.

– Angela Kane (Alemanha), representante emérita do Centro para o Desarmamento e a Não Proliferação, de Viena, e professora do Instituto de Estudos Políticos de Paris.

– Segenet Kelemu (Etiópia), diretor-geral e presidente do Centro Internacional de Fisiologia e Ecologia de Insetos.

– Bassma Kodmani (Síria), diretorexecutivo da Iniciativa de Reforma Árabe.

– Radha Kumar (Índia), diretor-geral do Delhi Policy Group.

– Irena Lipowicz (Polônia), professora da Universidade Cardinal Stefan Wyszyñski.

– Tsuneo Nishida (Japão), diretor do Instituto de Ciência e Paz da Universidade de Hiroshima e diretor da Toho Zinc.

– Lan Xue (China), decano da Escola de Políticas Públicas e Administração da Universidade de Tsinghua e diretor do Instituto Chinês de Políticas para Ciência e Tecnologia.

Fonte: Agência Fapesp

Próximos Eventos