+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Desenvolvimento: Amapá é destaque no Ranking de Competitividade dos Estados

Os esforços do Governo do Estado para promover um ambiente de negócios mais favorável e o aprimoramento dos serviços públicos foram fundamentais para o Amapá torna-se destaque no Ranking de Competitividade dos Estados, do Centro de Liderança Pública (CLP).

De acordo com o levantamento da CLP, entidade que auxilia governantes no aumento da eficiência na gestão, o Amapá subiu 3 posições este ano comparado com 2019, passando da 24ª para 21ª colocação. Outra estado que teve destaque em crescimento foi o Maranhão, que saiu da 26ª posição e agora ocupa a 23ª.

Ainda segundo o estudo, o Amapá subiu 8 posições no pilar de Segurança Pública e 6 posições em Potencial de Mercado. Houve, ainda, ganho de 2 colocações no pilar de Eficiência da Máquina Pública.

No pilar de Segurança Pública, o estado passou da 18ª para 10ª colocação, com melhoras relativas nos indicadores de Segurança Patrimonial (+14 posições) e Segurança Pessoal (+6 posições).

Já em relação ao Potencial de Mercado, o Amapá subiu 6 posições, passando da 21ª para 15ª colocação, com melhora relativa no indicador de Taxa de Crescimento (+3 posições).

“Este resultado positivo do ranking é mais um indicativo que o Estado está no caminho certo voltado para o desenvolvimento socioeconômico inclusivo e sustentável”, destacou o secretário de Estado de Planejamento, Eduardo Tavares.

Ranking de Competitividade dos Estados

O estudo de competitividade que define o ranking considera 65 indicadores, agrupados em 10 pilares: infraestrutura, educação, capital humano, sustentabilidade ambiental, segurança pública, sustentabilidade social, solidez fiscal, potencial de mercado, inovação e eficiência da máquina pública.

O estudo também reconhece estados que tiveram destaque em outras três modalidades: crescimento de competitividade, perspectivas estratégicas e comparação internacional com países desenvolvidos.

 Fonte: Notícias do Estado do Amapá.

Próximos Eventos