+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Desafio internacional de Robótica chega a Santa Catarina

Os mais talentosos jovens, entre 9 e 16 anos, do estado de Santa Catarina nas artes de robótica será conhecido na próxima semana durante a estada estadual do Torneio First Lego League (FLL), O evento acontece nos dias 10 e 11 de novembro na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Os 60 estudantes que participam desta fase poderão disputar uma vaga para a eliminatória da região Sul, que será realizada em Porto Alegre.

Com o uso de peças Lego, os jovens serão desafiados a criar um robô.  Esses trabalhos serão avaliados pelos quesitos design mecânico, programação, estratégia e inovação, além dos valores éticos e profissionais. Durante esse processo, os participantes são estimulados a desenvolver o interesse pela ciência e tecnologia e a descobrir novas possibilidades de carreira.

O Torneio de Robótica é voltado para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos. Cada grupo é composto de 4 a 10 participantes. As melhores equipes se classificam para a etapa nacional que será realizada em Brasília, em março de 2015. O vencedor desta fase garante vaga no World Festival, que acontece nos Estados Unidos. A competição vai ser realizada em abril de 2015, na cidade de Saint Louis, no Estado do Missouri. O World Festival reúne os campeões de vários torneios de robótica pelo mundo.

Na prática, o desafio desta edição é demonstrar como os estudantes compreendem a aprendizagem do futuro, a partir de uma solução inovadora. No Brasil, o torneio é organizado oficialmente pelo SESI e é realizado em parceria com o Grupo LEGO (Dinamarca) e a organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology).  O FLL é um programa internacional criado para despertar o interesse dos estudantes em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos