+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Delegação de Goiás visita Universidade de Darmstatd

A delegação do Governo de Goiás que coordena a missão pela Alemanha visitou nesta terça-feira (5 de março) a Universidade de Darmstadt, no Sul do Estado de Hessen. Os integrantes do Governo de Goiás e a representação do setor de Tecnologia da Informação foi recebida pela direção da Universidade, que apresentou a proposta de trabalho e os projetos desenvolvidos pela instituição.

A Universidade de Darmstadt é destaque no setor acadêmico alemão por sua profunda ligação com o setor produtivo local do País, especialmente no setor de Tecnologia da Informação, um dos objetivos principais da missão do Governo de Goiás na Alemanha. A área de TI é destaque da atuação da Universidade de Darmstadt, graças à forte presença do setor na economia da região.

A delegação de Goiás que foi à universidade é formada por integrantes do Governo de Goiás e da Comunidade Tecnológica do Estado de Goiás (Comtec). Participaram da visita dos superintendentes executivo, Reilly Rangel, e de Inovação Tecnológica e Fomento à Tecnologia da Informação, Aline Figlioli, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec); o superintendente-executivo da PromoGoiás, Leantho Limirio Gonçalves, da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SIC); e o presidente da Comtec, Luciano Lacerda.

Em sua apresentação, a superintendente Aline Figlioli falou sobre a atuação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a promoção da inovação em Goiás. Ela citou a criação do Programa Goiano de Parques Tecnológicos (PGTec), do Sistema Goiano de Inovação (Sigo) e do Arranjo Produtivo Local das empresas da Tecnologia da Informação (APL de TI). Aline Figlioli destacou a capilaridade da Universidade Estadual de Goiás (UEG) como aliada para a propagação das políticas de inovação no Estado.

As empresas da área de Tecnologia da Informação empregam na região de Darmstatd cerca de 65 mil pessoas, distribuídas por 5 mil empresas do segmento. No encontro, a delegação de Goiás apresentou os números do setor no Estado brasileiro. Segundo dados da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e da Comunidade Tecnológica do Estado de Goiás (Comtec), existem na região da Grande Goiânia atualmente cerca de 800 empresas do setor de TI, concentradas na capital e em Aparecida de Goiânia.

A Hochschule Darmstadt – University of Applied Sciences possui 44 programas de estudo, divididos em 11 departamentos. A comunidade acadêmica é formada por aproximadamente 300 profissionais e 12.917 estudantes, cerca de 3.617 deles no primeiro ano de estudos. As áreas estratégicas da instituição são as engenharias e as ciências da computação, as ciências sociais e os cursos de negócios, além de arquitetura, design e comunicação (Carlos Eduardo Reche, Chefe de Comunicação da Sectec, de Darmstatd, Alemanha).

Fonte: SECTEC-GO

Próximos Eventos