Giro nos Estados

De capitais a comunidades ribeirinhas, Semana de Ciência percorre o país

A partir desta terça-feira (16), o público em Brasília poderá acompanhar a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai até domingo, dia 21.

Além da capital do país, cidades em outros 21 estados já anunciaram atividades para os próximos dias.

A diretora do Departamento de Políticas e Programas para Inclusão  Social do Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicações, Sônia da Costa, relata que o objetivo é superar a marca do ano passado.

“Ela [a Semana] é nacional mesmo. Ela está, neste momento, num barco à deriva do rio Amazonas. Passando nas comunidades, nós temos nossas unidades de pesquisa lá fazendo essas atividades dentro da Semana e várias comunidades ribeirinhas , por exemplo, o que para nós é um grande desafio. Se a gente pegar o Rio de Janeiro que é o grande destaque deste ano com grande número de atividades já cadastradas no site da Semana Nacional, a nossa expectativa é, realmente, superar os 1.300 municípios do ano passado.”
Este ano, a Semana traz como tema a “ciência para a redução de desigualdades”. Por isso, tem mostras sensoriais, para que as pessoas com deficiência visual consigam perceber diferentes ambientes.
E recebe a segunda e última etapa do programa Meninas na Ciência, que prepara 41 alunas da rede federal de educação para serem empreendedoras. Elas também incentivam outras meninas a enfrentarem o preconceito e se tornarem cientistas.

A programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para todo o país está disponível na internet. O endereço é sntc.mctic.gov.br. As atividades são gratuitas.

Fonte: EBC

Próximos Eventos