+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Davi Kopenawa ministra Aula Magna do UFRR

Para recepcionar os novos alunos, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) realiza uma aula magna hoje (16), com o tema “Os xapiri e a ciência da floresta”. A aula será proferida pelo escritor e líder indígena Davi Kopenawa Yanomami, a partir das 18h30, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF). Após a Aula será aberta uma exposição de artes Yekuana, às 21h30.

Como parte da programação, serão realizadas sessões de filmes indígenas às 15h, nos dias 17 e 18, na sala de cinema do CAF. O livro “A queda do céu”, de Davi Kopenawa, publicado pela Companhia das letras, também será lançado na terça-feira (17), às 18h, no CAF.

Na quarta-feira (18), às 18h, será realizado um encontro com os autores indígenas Davi Kopenawa e Ailton Krenak. O evento será no auditório do Centro Amazônico de Fronteira. Durante o evento, também será lançado o livro Ailton Krenak – Coleção Encontros, editora Azougue. A publicação reúne pensamentos do líder indígena sobre as relações entre as culturas ameríndias e a sociedade brasileira, numa coletânea de entrevistas e depoimentos editadas por Sergio Cohn.

Davi Kopenawa: é xamã e porta-voz dos Yanomami. Publicou sua obra originalmente em francês, na coleção Terre Humaine e em inglês, pela Harvard University Press. O livro descreve a rica cultura, história e modos de vida dos Yanomami, trazendo também as meditações do xamã a respeito do contato predador com o homem branco, ameaça constante para seu povo desde os anos 1960.

Ailton Krenak: é um dos maiores líderes políticos e intelectuais surgidos durante o grande despertar dos povos indígenas do Brasil, ocorrido a partir dos anos 70. Sua atuação tem sido fundamental na luta pelos direitos indígenas e a criação de iniciativas como a União das Nações indígenas e a Aliança dos Povos da Floresta.

Confira a programação completa:

Dia 16
18h30 – Aula Magna 2016.1 – Os xapiri e a ciência da floresta – Davi Kopenawa Yanomami (CAF)
21h30 – Abertura da exposição de artes Yekuana

Dia 17
15h- Sessão de Filmes (sala de Cinema do CAF)
18h30 –  Lançamento do livro “A Queda do Céu”, de Davi Kopenawa

Dia 18
15h – Sessão de Filmes (sala de Cinema do CAF)
18h30 – Conversa com autores indígenas: Davi Kopenawa (RR/AM) Ailton Krenak (MG)
– Lançamento do livro “Encontros”, de Ailton Krenak

Fonte: UFRR

Próximos Eventos