+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Dataprev cria Centro de Excelência em Internet das Coisas no Ceará

A Dataprev criou um Centro de Excelência em Internet das Coisas (IoT), sob responsabilidade da Unidade de Desenvolvimento do Ceará (UD-CE). A iniciativa é voltada para o desenvolvimento de software e serviços com a conexão máquina a máquina. Iniciativa é voltada para a transformação digital e para adesão ao Plano Nacional de Internet das Coisas.

A especialização em IoT está em fase inicial e o gerente da UD-CE, Haroldo Máximo, esclarece que um próximo e importante passo para o alcance deste objetivo é o de implementar um laboratório de testes. “O projeto está pronto. Estamos na fase de estruturação, que é de suma importância porque a Internet das Coisas demanda muitos experimentos, simulações e equipamentos específicos para testes, antes da implementação propriamente dita”, comenta.

Ter o reconhecimento facial ao entrar em uma repartição pública e ser direcionado imediatamente para o guichê correto pelo próprio celular, ou consultar endereços e outras informações sobre órgãos públicos por meio de assistentes de voz. Esses são alguns exemplos de facilidades que a chamada Internet das Coisas pode proporcionar ao dia a dia do brasileiro, seja reduzindo filas de espera ou simplificando processos burocráticos.

Fonte: Convergência Digital em 17/03/2021

Próximos Eventos