+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Curso que ensina a pilotar drones faz sucesso em São Paulo

Um curso que ensina técnicas de filmagem e pilotagem de drones está fazendo sucesso em São Paulo. Após o lançamento no fim de janeiro, a iniciativa terá uma nova edição no próximo fim de semana.

Quem ministra as aulas é Ernando Bressan, fundador da Droneview.tv. A empresa é uma startup voltada para captação aérea de imagens por meio de drones.

Em entrevista a EXAME.com, Bressan explicou que o curso dura dois dias. O primeiro é dedicado a temas teóricos – como história dos drones, tipos de aparelho e legislação. No segundo, os alunos põem a mão na massa – pilotando os drones e fazendo vídeos com eles.

“Nós ficamos muito surpresos com a procura, foi muito maior do que esperávamos”, afirmou Bressan. Embora só 15 alunos tenham feito parte da primeira turma, ele afirma que mais de 300 manifestaram interesse no curso.

Cuidados

No curso, os alunos são instruídos a manterem os drones abaixo dos 100 metros de altura e a evitar filmagens em locais com grandes aglomerações. São cuidados necessários, uma vez que o Brasil ainda não estabeleceu regras definitivas para esse tipo de aeronave.

Por e-mail, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a venda de drones não é proibida no país. Entretanto, quem quiser usar uma aeronave desse tipo deve solicitar autorizações específicas fornecidas pela Anac e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Mesmo depois de obter essas autorizações, o dono do drone só pode usá-lo em áreas pouco povoadas e sem ter finalidades lucrativas. Segundo Bressan, isso não chega a ser um problema para quem faz o curso.

“A ideia não é formar pilotos de drones e sim ensinar fotógrafos e cinegrafistas a usarem a ferramenta”, explicou ele.

Futuro

Além da edição do próximo fim de semana, o curso também será oferecido nos dias 21 e 22 de março. De acordo com Bressan, as aulas vão acontecer numa chácara em Cabreúva, no interior de São Paulo.

Em função da enorme procura, ele espera continuar oferecendo o curso, pelo menos, até julho. “É um mercado que tem uma demanda muto grande hoje no Brasil”, afirmou Bressan.

O curso é oferecido em parceria com a escola Surto, sediada na Vila Mariana. A inscrição custa 900 reais.

Fonte: Exame

Próximos Eventos