Giro nos Estados

Curso de Robótica é promovido pela FAPERN

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), juntamente com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC) e o Instituto Santos Dumont (ISD) estão promovendo no laboratório de informática da Escola de Governo do Rio Grande do Norte (EGRN) até a próxima sexta-feira (10) o Curso de Robótica e Programação Básica.

O curso que está em sua primeira edição, conta com a participação das escolas estaduais, Ana Júlia de Carvalho Mousinho e Floriano Cavalcante, onde os seus alunos irão receber noções de programação e robótica, além de atuarem com objetos desenvolvidos pelo ISD, como: braço mecânico e um carro de brinquedo que é capaz de desviar de obstáculos.

De acordo com o instrutor do curso, Severino Neto, o curso tem a finalidade de auxiliar na formação dos alunos: “Esse curso é um aliado, pois eles revisam o  conteúdo de sala das disciplinas de física e matemática e aplicam na prática. Isso fortalece o empenho deles para estudarem”.

Além disso, os alunos podem despertar vocações por iniciativa do curso. “Essas disciplinas de robótica e programação, não são vistas no currículo das escolas, assim elas geram mais interesse e motivam os alunos para estudarem mais e quem sabe eles escolham um curso de graduação baseado nessa área”,  afirmou Severino.

Esse é o caso da aluna da Escola Estadual Ana Júlia de Carvalho Mousinho, Cintya Fernandes que falou como o curso vai ajudá-la nas disciplinas e no seu futuro: “Estamos aprendendo noções de programação e isso facilita o aprendizado nas aulas, além do que pretendo seguir essa área de eletrônica”.

Essa ação faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que teve como tema ” A Matemática está em tudo”. Para coordenadora da SNCT da FAPERN, Lucia Helena Costa de Góis relatou a importância desse tipo de ação para os alunos da rede pública: “O curso de robótica que é oferecido pelo ISD visa estimular e cativar os estudantes para a busca do conhecimento que é tão importante nos dias atuais”.

Em breve, outras turmas serão abertas e as escolas poderão se candidatar para participar do Curso.

Fonte: FAPERN

Próximos Eventos