+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Curso de medicina para o Cariri: uma conquista do povo cearense

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, celebrou a aprovação, pelo Conselho Estadual de Educação, do curso de Medicina para a região do Cariri, “uma conquista de grande importância e significado para o trabalho de expansão e interiorização do ensino superior do Ceará”. Inácio ressaltou também a importância da formação de profissionais médicos, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a melhoria do atendimento da população. “O Governador Camilo Santana, com a decisão de implantar o curso de medicina no Cariri, buscou consolidar um polo de saúde na região, aumentando assim, a oferta de prestação de serviço ao povo cearense”, destacou.

A aprovação do parecer favorável ao curso, pelo Conselho Estadual de Educação, aconteceu na manhã desta quarta-feira (14/07). Os conselheiros levaram em conta relatório minucioso elaborado por uma comissão de avaliação de cursos designada pelo direção do órgão.

A equipe avaliadora realizou visita aos espaços físicos da estrutura da universidade que servirão para o uso de aulas e de práticas de laboratório. Para a equipe, o MedUrca reforça a política de inclusão social, além de ser uma forma de suprir a carência de profissionais de medicina no Ceará, com ênfase na perspectiva do trabalho em equipe no campo da Atenção Primária à Saúde.

Segundo o reitor Lima Júnior, é importante destacar o caráter inovador do curso de Medicina, levando em consideração a prioridade nos três eixos maiores: gestão em saúde, atenção em saúde, e educação em saúde. O funcionamento será incrementado com a aquisição do prédio do Hospital São Camilo para a formação do primeiro hospital universitário do interior do Ceará, que será uma referência na formação das habilidades clínicas.

O MedURCA será integrado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da URCA, ofertando a modalidade presencial, com 60 vagas anuais (30 por semestre), funcionando em tempo integral, com carga horária de 7.860 horas. A forma de ingresso será por processo seletivo simplificado. O objetivo é formar profissionais com foco na Atenção Primária à Saúde, com visão humanista, crítica, reflexiva e ética. Atualmente, o curso de Medicina é ofertado pela Universidade Federal do Cariri, na cidade de Barbalha, e na rede privada de ensino, em Juazeiro do Norte.

Fonte: SECITECE CE em 16/07/2021

Próximos Eventos