Giro nos Estados

Convênios levarão cursos técnicos a 31 municípios de São Paulo

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, participou ao lado do governador Geraldo Alckmin,  nesta quarta-feira, dia 8, da cerimônia que marcou a assinatura de convênios com 31 municípios, para a instalação de classes descentralizadas que oferecerão cursos técnicos, por meio do Centro Paula Souza. O evento contou com a presença  da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Samuel Moreira, além de prefeitos e outras autoridades.

De acordo com Rodrigo Garcia, esses convênios são frutos de muito trabalho e dedicação do Governo, prefeituras e Centro Paula Souza. “Essas  classes descentralizadas são embriões de futuras Escolas Técnicas. Elas também marcarão o primeiro passo para formacão técnica de qualidade de mais de mil alunos do interior paulista”, ressalta.

Os 31 municípios que passam a ter classes descentralizadas são: Águas da Prata, Anhembi, Bálsamo, Biritiba Mirim, Bofete, Canitar, Castilho, Embu-Guaçu, Estrela do Norte, Gavião Peixoto, Guaracaí, Itajobi, Itapuí, Itariri, Itirapina, Jaborandi, Jambeiro, Lucélia, Manduri, Pedro de Toledo, Pilar do Sul, Pontal, Pradópolis, Praia Grande, Quintana, Riversul, São José do Barreiro, Sete Barras, Severinia, Silveiras, Tremembé.

Os cursos oferecidos são Agronegócio, Administração, Informática para Internet, Marketing, Segurança no Trabalho, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica, Logística, Informática, Comércio e Contabilidade. No processo seletivo para o 1º semestre de 2014 já foram oferecidas 1.240 vagas nessas novas classes descentralizadas. Estão previstas para o 2º semestre outras 120 vagas.

Com a assinatura desses convênios o Centro Paula Souza passa a atuar em 306 municípios do Estado, oferecendo cursos técnicos, tecnológicos e ensino médio.

Qualidade
As classes descentralizadas são uma forma de levar os cursos técnicos oferecidos pela instituição a cidades que não têm Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) ou onde é preciso expandir o número de vagas. As aulas têm a mesma qualidade oferecida nas Etecs e as classes são administradas pela unidade mais próxima do município.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec –, em 306 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 216 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.

Fonte: SDCT-SP

Próximos Eventos