Giro nos Estados

Convênio com Agência Espanhola vai garantir a consolidação de projetos da área de ciência e tecnologia em Alagoas

Um convênio entre o Governo de Alagoas e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) avança e consolida a implantação de projetos estratégicos na área de tecnologia.

No caso da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a parceria com a agência ocorre para a elaboração do diagnóstico que servirá como base do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, além da consolidação dos principais projetos desenvolvidos pela Secti, como o Parque Tecnológico Social de Alagoas e seus Polos Tecnológicos.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, destaca que o alinhamento da proposta ocorre desde o ano passado com a organização dentro das ações estratégicas do Governo do Estado nessa área. O convênio vai garantir importantes produtos para a área de CT&I, como a construção do Plano Estadual de Alagoas, de acordo com o secretário, com o apoio direto da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea-IEL), um instrumento fundamental para o fortalecimento do sistema de CT&I de Alagoas.

A construção do Plano de CT&I de Alagoas garantirá a obtenção do diagnóstico da Política e dos Programas de CT&I do Estado de Alagoas e a análise dos principais segmentos da economia alagoana para identificar potencial, diferenciais e restrições de desenvolvimento com a integração do sistema de CT&I.

Outro importante projeto coordenado pela Secti é o Parque Tecnológico, que receberá importante contribuição com a efetivação desse convênio entre o Governo e a Aecid. A partir dessa consolidação, a Secti trabalha para a implantação da Fundação do Parque Tecnológico Social de Alagoas, instituição que fará o gerenciamento dos Polos Tecnológicos – Tecnologia da Informação e Agroalimentar.

Na semana passada, o secretário Eduardo Setton se reuniu com representantes das instituições envolvidas nesse convênio da área de ciência, tecnologia e inovação para tratar da instalação do comitê gestor e do formato de gestão e procedimentos de execução do projeto.

Na ocasião, o representante da Aecid, Alejandro Muñoz, explicou que a agência já atuou em parceria com o Governo de Alagoas no ano de 2007, atendendo, naquele momento, especialmente na criação da Agência de Fomento de Alagoas, atual Desenvolve. Além disto, a Aecid também apoiou projetos desenvolvidos nas áreas de pesca e aquicultura, e um diálogo com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Desde 2007, o Governo de Alagoas executa ações em parceria com a Aecid, e atualmente caminha para a efetivação da segunda fase, sendo todo o processo coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).

Segundo o diretor de Parques Tecnológicos da Secti, Adeilto Lima, a princípio farão parte do Comitê Gestor, a Secti, a Seplande e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (Iabs), este representando a Aecid.

Fonte: SECT-AL

Próximos Eventos