+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Conhecimento em movimento é tema de aula magna do PCE no Amazonas

Com o tema “Conhecimento em Movimento na Educação Básica”, o Programa Estratégico de Acompanhamento, Expansão e Interiorização do Programa Ciência na Escola (Pro-PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação Estadual e Municipal (Seduc) e (Semed), e o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), realiza na próxima terça-feira (9), a aula magna que marca o início das atividades do programa, com projetos aprovados no ano de 2015.

O evento, que terá como palestrante a Coordenadora Geral do PCE, Fátima Vieira Nowak, acontece às 15h, no Auditório da Ciência do Bosque da Ciência, do Inpa, localizado na Rua Otavio Cabral, s/nº, no bairro Aleixo, na Zona Sul de Manaus, (anexo à sede do Inpa). A aula magna tem o intuito de recepcionar os gestores, professores coordenadores, estudantes e demais bolsistas aprovados no programa, além de apresentar o curso de Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada à Educação Básica, calendários de atividades e estratégias para o interior e a capital do Amazonas.

Neste ano, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da FAPEAM, aprovou nos Editais PCE 020/2014 e 021/2014 o número de 439 projetos científicos, ampliando a abrangência do programa que agora passa a estar presente em 32 municípios, sendo 15 deles contemplados pela primeira vez. A qualidade e o aumento no número de projetos selecionados em 2015 é resultado do processo de formação continuada dos professores da Seduc e Semed, por meio de oficinas de elaboração de projetos científicos escolares.

Entre os municípios que tiveram projetos aprovados estão São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Boca do Acre, Humaitá, Borba, Apuí, Manicoré, Novo Aripuanã, Fonte Boa, Santo Antônio do Içá, Benjamim Constant, Tabatinga, Atalaia do Norte, Tonantins, Tefé, Uarini, Coari, Codajás, Anamã, Itacoatiara, Itapiranga, Silves, Novo Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos, Manacapuru, Careiro da Várzea, Iranduba, Autazes, Careiro e Manaus.

De acordo com a coordenadora do PCE, Fátima Vieira Nowak, todas as microrregiões foram beneficiadas e estarão  desenvolvendo ciência em suas plataformas de educação. “Interiorizamos de fato e de direito, foi um momento em que o estado do Amazonas disse em números: O interior vai fazer ciência. Realmente tivemos uma distribuição em espiral, pegando todos os cantos do estado”.

Os interessados em participar da aula magna devem se dirigir ao local de realização e não necessitam realizar inscrição. Mais informações podem ser adquiridas pelo email asscom.pceam@gmail.com ou pelo telefone (092) 36431861.

Fonte: Fapeam

Próximos Eventos