+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Congresso virtual vai discutir Mudanças Climáticas e as Cidades Inteligentes em Alagoas

O Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente – CEMEIA terá sua quarta edição realizada virtualmente, de 19 a 24 de outubro, discutindo o tema “Mudanças Climáticas e as Cidades Inteligentes”, com participação de 15 instituições de ensino e pesquisa Brasileiras e de uma universidade internacional. O evento abordará o contexto dos centros urbanos, populações vulneráveis, interferências nos ecossistemas e educação ambiental.

O CEMEIA será um espaço para o diálogo entre a pós-graduação, graduação e ensino básico, nas atividades de ensino, extensão e pesquisa de diferentes instituições de Alagoas, abrangendo a capital e cidades do interior. Pesquisadores, professores, alunos e profissionais das áreas relacionadas ao Meio Ambiente e Educação estão convidados a participar.

Os destaques são para as 15 instituições de ensino e pesquisa Brasileiras e uma internacional ( Universidad Autónoma de Yucatán – México). Participam o professor Masato Kobiyama da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em desastres ambientais; a professora  Jarcilene de Almeida,  coordenadora da área Ciências Ambientais  da Capes/MCTI  e a doutora Míria de Amorim, idealizadora do Instituto BioFao de Agricultura Biodinâmica.

O evento recebe submissões de trabalhos científicos, sob regras específicas, até o dia 10/10, contemplando cinco eixos temáticos. Dentre os selecionados para publicação, os 15 materiais julgados de maior relevância serão veiculados como palestras curtas (comunicações orais online) durante a programação oficial.

Para os demais interessados, as inscrições gratuitas já estão abertas no site oficial do evento. O IV CEMEIA é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Análises de Sistemas Ambientais (PPGASA) do Cesmac.

Em virtude da pandemia da Covid-19, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) suspendeu o auxílio financeiro, mediante edital, para a realização eventos virtuais, mas continua mantendo o seu  apoio institucional à iniciativas que visam promover a Ciência, a Tecnologia e a Inovação no estado.

Fonte: Fapeal

Próximos Eventos