+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Confirmada segunda edição da Campus Party Recife

Foi anunciada na tarde desta quinta-feira (13/06) no Espaço Ciência, em Olinda, as datas da segunda edição da Campus Party Recife. Este ano o evento que reúne profissionais da área de tecnologia, vai acontecer entre os dias 17 e 21 de Julho no Centro de Convenções do Estado e no Chevrolet Hall. Serão disponibilizadas 2 mil inscrições e a expectativa é que na área externa, as atividades gratuitas, ultrapassem a marca do ano passado que foi de 60 mil visitantes. Outra novidade será a velocidade da Banda Larga que será de 10 Gigabites, o dobro do ano passado. As inscrições custam R$ 200,00 e poderão ser feitas no site do evento ( http://recife.campus-party.org.) a partir da próxima semana.

Com investimentos conjuntos do Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Telefônica Vivo e a empresa responsável pelo evento que somam R$ 5 Milhões, serão realizadas mais de 200 horas de conteúdos, divididas em cinco cenários que homenageiam grandes personagens da história. Na sua segunda edição serão desenvolvidos temas relativos a inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e educação.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja, a Campus Party “é uma iniciativa focada no empreendedorismo, que é uma vocação natural do recifense”. O secretário destacou também o setor de TI do Estado que está consolidado e é tido como referência nacional. Outra iniciativa anunciada por Granja foi o Desafio Juventude Criativa, uma seleção de 40 estudantes do ensino médio e superior que deverão desenvolver projetos propostos em desafios durante a CPRecife. O processo de seleção será executado pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli-UPE).

Entre os nomes confirmados nesta edição está o fundador do UnCollege, Dale Stephens. Destaque em publicações respeitadas como Wired e New York Times, o jovem de 19 anos vai compartilhar sua perspectiva única sobre o futuro da educação. Quem também estará presente na Campus Party Recife 2013 é o espanhol Benito Muros, criador do movimento SOP – “Sem Obsolescência Programada” e um dos líderes da OEP Eletrics, desenvolvedora de uma revolucionária lâmpada que dura mais de 80 anos. O empresário vem ao Recife compartilhar sua visão de futuro e inspirar os campuseiros à inovar pela sustentabilidade econômica e ambiental.

CONCURSOS
A Campus Party sempre busca trazer novos desafios para seus campuseiros. Em todas as edições, atividades são programadas para promover o compartilhamento de ideias e incentivar a capacidade criativa de cada participante. Nessa edição, uma das atividades propostas é o Hackathon de Dados Abertos. Em parceria com a Prefeitura de Recife, o concurso desafiará desenvolvedores a criarem aplicativos inovadores para dispositivos móveis, utilizando dados abertos da Prefeitura da Cidade do Recife. Os três melhores aplicativos serão premiados. Além disso, os campuseiros terão oportunidade de se inscrever em diferentes tipos de competições e concursos.

ESTRUTURA 
A segunda edição da Campus Party Recife será organizada em três grandes espaços: Arena, onde os campuseiros interagem e participam de centenas de atividades como palestras, oficinas e competições; Camping, com centenas de barracas e a infraestrutura necessária para este tipo de hospedagem; e a Zona Expo, área gratuita e aberta ao público em geral, onde será realizada a ação de Inclusão Digital.

Na Arena, assim como na edição anterior, três dos cinco palcos de conteúdos permanecem com nomes em homenagem a personalidades da história da humanidade que contribuíram para importantes áreas de conhecimento. Cada um deles oferece ao campuseiro um leque de temas diferenciados:

● Cenário Galileu: robótica, modding, hardware, astronomia e Scitech.

● Cenário Michelangelo: música, design, fotografia, vídeo, mídias sociais e blog.

● Cenário Pitágoras: desenvolvimento, software livre, segurança e redes.

● Stadium: games e simuladores

● Palco Principal: além de receber os palestrantes magistrais, o Palco Principal receberá palestrantes destaques e temas como Fórum e Empreendedorismo.

Sobre a Campus Party
Criada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se no maior acontecimento de tecnologia, inovação, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer. Em 2008, a Futura Networks, organizadora da Campus Party, iniciou o seu processo de internacionalização e o evento ganhou edições no Brasil, Colômbia e México. Em 2011, a Campus Party passou a ser realizada também no Equador. Em 2012, a Campus Europa aconteceu na Alemanha e em 2013 a edição européia será em Londres.

Neste ano, como acontece desde a primeira edição, a Campus Party Recife conta com o apoio da Telefônica Vivo, principal patrocinadora do evento. Além das mais de 200 horas de conteúdos previstas durante os cinco dias do evento, as principais atividades da Campus Party Recife serão transmitidas ao vivo pela Campus Live – http://live.campus-party.org/, possibilitando que não só os 2 mil campuseiros, mas também milhares de pessoas possam acompanhar e participar do evento.

SERVIÇO:
Campus Party Recife 2013
Data: de 17 a 21 de julho de 2013
Local: Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE) e Chevrolet Hall
Avenida Governador Agamenon Magalhães, S/N Recife-PE

Fonte: Sectec-PE

Próximos Eventos