Giro nos Estados

Comitiva visita IPVDF para analisar viabilidade de instalação da Fiocruz no RS

A instalação de uma unidade da Fundação Osvaldo Cruz- FIOCRUZ, no Rio Grande do Sul teve mais um importante passo para a sua viabilização.

Responsável pela coordenação do grupo executivo formado para construir as condições de vinda desta unidade da FIOCRUZ, a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) participou da visita às instalações do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor – IPVDF / Fepagro Saúde Animal, para conhecer a infraestrutura e avaliar a possibilidade do local se tornar a sede da nova unidade da Fundação.

A ideia nasceu de uma reunião realizada entre o grupo executivo e a Capes, que sugeriu o aproveitamento da estrutura e do conhecimento do IPVDF a fim de abreviar o processo da vinda da Instituição.

Para a secretária adjunta da SCIT, Ghíssia Hauser, “o IPVDF apresenta as condições necessárias para darmos início a instalação da unidade da FIOCRUZ no Estado. O local está excelente, há equipamentos disponíveis  e um quadro técnico realmente qualificado”.

Durante a visita, organizada pelo diretor presidente da Fepagro, Danilo dos Santos, também foram apresentadas as atividades de pesquisa desenvolvidas pela Entidade.

Além da secretária adjunta da SCI e do Diretor-Presidente da Fepagro, também estiveram presentes no evento, Leandro Sonne, do Gabinete do Governador; Gilberto Schwartsmann, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Flávio Rech Wagner, do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS e João Pellegrini, Diretor Técnico da Fepagro, além de técnicos e pesquisadores do Instituto.

Grupo Executivo:

Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT)  -Ghíssia Hauser ( coordenação)

Fundação Estadual de Proteção e Pesquisa em Saúde ( FEPPS) – Paulo Mayorga

Ministério da Saúde – Paulo Buss e Felix Rosemberg

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Flávio Rech Wagner e  Gilberto Schwartsman

Fonte: SCIT-RS

Próximos Eventos