+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Comissão do Fórum Mundial da Internet se reunirá nos dias 10 e 11, em João Pessoa

A comissão organizadora do Internet Governance Forum (IGF) se reunirá segunda e terça-feira (10 e 11), em João Pessoa, para segunda avaliação e acertos sobre a realização do evento realizado pela Organização das Nações Unidas, que este ano acontece no Brasil, entre os dias 9 e 13 de novembro, no Centro de Convenções, na capital paraibana. A reunião acontecerá no próprio Centro de Convenções, com as presenças de uma missão da ONU representada por: Chengetai Masango (secretário do IGF), Stanislaus Fernandes (responsável pela Logística/ONU), Eduardo Trillo Frias (Setor de TI/ONU), Raul Gustavo Rodolfo (Setor Segurança/ONU) e Eduardo Barahona (Tecnologias da Informação/ONU); e membros do CGI.br chefiados por Hartmut Glaser (Secretário Executivo CGI.br), bem como integrantes do Grupo de Trabalho nomeado por Decreto pelo governador Ricardo Coutinho, com represenantes das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPESQ), Educação, Saúde, Segurança Pública, Cultura, Turismo, Desenvolvimento Econômico, CODATA, Funesc, PBTUR e Corpo de Bombeiros.

Serão acertados nesses dois dias toda a coordenação do IGF, segurança e logística de distribuição de salas, transporte, atendimento médico e infraestrutura para que o evento seja mais um grande sucesso. O Fórum Mundial vai discutir a segurança na internet. A expectativa é de um público de mais de 1.800 participantes, entre autoridades e representantes de países e estados, além de pesquisadores e interessados no tema, que virão de várias partes do mundo. Entre os convidados já foi confirmada a presença do secretário geral da ONU,  Ban Ki-Moon.

O tema que norteará o fórum será “Evolução da Internet – Enriquecendo um desenvolvimento sustentável”. Serão mais de 100 workshops temáticos. Temas como: Inclusão e Diversidade; Economia na Internet; cybersegurança; Neutralidade; desenvolvimento da cooperação multisetorial; a Internet e os direitos humanos, entre outros temas emergentes da área. Para mais informações clique aqui.

Os organizadores do CGI afirmam que esse conhecimento e novas políticas tiradas a partir do evento de João Pessoa serão disseminadas em todo o mundo. O Fórum foi criado pela Organização das Nações Unidas no ano de 2006, pelo então secretário-geral, Kofi Annan, e vem sendo realizado anualmente em vários países. Essa é a segunda vez que o evento acontece no Brasil. A primeira foi em 2007, no Rio de Janeiro. Segundo o secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Hartmut Glaser, João Pessoa foi escolhida pela necessidade do evento ser fora do eixo Rio-São Paulo-Brasília e pelo fato da Paraíba ter um Centro de Convenções de alto nível, onde já foram realizados grandes eventos, como Canadá 3.0 e a Robocup.

Fonte: Fapesq PB

Próximos Eventos