+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Começam na segunda a ‘9ª Semana Nacional’ e a ‘VI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação’ no Mato Grosso

Abertura terá início às 19hs e segue até as 21hs, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá

Serão abertas ao público estudantil e à sociedade na próxima segunda-feira (15) as atividades da ‘9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia’ e da ‘VI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação’, ações essas promovidas pelo Governo do Estado, com a coordenação da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec). A abertura terá início às 19hs e segue até as 21hs, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, local onde serão realizadas ambas as ações. Já de terça-feira (16) até o encerramento, na quinta-feira (18), a visitação na 9ª Semana e na VI Mostra ocorrerá das 8hs às 21hs.

Com entrada gratuita, os visitantes poderão conhecer de perto os mais recentes projetos científicos elaborados pelos alunos da rede pública e privada (nível Fundamental, Médio e Técnico) de Mato Grosso. Participam 64 trabalhos escolares, que vão da área de Meio Ambiente, Biologia, Química, passando pela Mecânica e Informática. Eles representarão 25 municípios e irão ficar expostos ao público nos quatro dias de realização.

Segundo a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Ignácio, “as atividades que serão apresentadas tanto na VI mostra quanto na 9ª Semana serão de linguagem acessível com o objetivo primordial de divulgar a Ciência de forma descontraída e de fácil entendimento”.

De olho na importância desses dois eventos na comunidade estudantil de Mato Grosso, Áurea Regina Ignácio recomenda que os pais levem as crianças e os adolescentes ao Centro de Eventos do Pantanal nos dias dos eventos. A titular da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia explica a recomendação dizendo que os pais precisam despertar nas crianças e adolescentes o estudo de assuntos científicos. “A intenção principal do evento é incentivar o interesse pela carreira de cientista entre crianças e adolescentes. Temos que formar cientistas em Mato Grosso e para isso estamos começando pela base, que é a classe estudantil”, comenta Áurea Ignácio.

E a partir hoje os diretores e gestores das escolas públicas e particulares já podem agendar visitas de seus alunos na 9ª Semana Nacional e na ‘VI Mostra Estadual. Para os diretores das escolas estaduais o agendamento deve ser feito através do telefone (65) 3613-6321. Já para as escolas municipais e particulares o agendamento deve ser feito pelos telefones (65) 3613-0123/9619-4001/9937-1901.

Parceria Público-Privada

E pela primeira vez haverá a participação de empresas nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A iniciativa inovadora servirá para encurtar as relações entre o público acadêmico e o empresarial, de modo que os dois possam juntos elevar o conhecimento científico em Mato Grosso.

 “A inovação empresarial constitui fator primordial no aumento da produtividade e competitividade. E como estamos realizando eventos que tratam de soluções ou inovações, nada mais produtivo do que aliar esses trabalhos escolares com empresas que fomentam a inovação no Estado”, acrescenta a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia.

Entidades parceiras

São entidades parceiras na realização da ‘9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia’ e da ‘VI Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação’ a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Outras Informações: Superintendência de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Secitec-MT.

Fonte: Assessoria/Secitec

Próximos Eventos