+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Com o tema “Ciência, tecnologia, inovação, saúde e esporte”, semana irá acontecer entre os dias 21 e 27 de outubro no RS

A edição 2013 da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia será realizada de 21 a 27 de outubro. O evento foi lançado nesta sexta-feira (14) pela Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit), em reunião com os diversos parceiros da iniciativa, como Fapergs, Uergs, Cientec, universidades, instituições de pesquisa, representantes municipais, de entidades e das secretarias estaduais de Saúde e Esporte e Lazer. O tema deste ano, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é “Ciência, tecnologia, inovação, saúde e esporte”.

De acordo com o secretário Cleber Prodanov, a Semana de Ciência e Tecnologia é de extrema importância para a difusão e popularização do tema. “Queremos mostrar para a população como a ciência, a tecnologia e a inovação estão presentes no dia a dia e como são fundamentais para o desenvolvimento do Estado, dos municípios e da sociedade”, disse. “Vamos fazer as pessoas pensarem a ciência, contribuindo para um futuro melhor.”

Na edição do ano passado, foram envolvidas 37 cidades, com 453 eventos e 41 instituições participantes. O objetivo desta edição é dobrar essa participação. Para isso, já foi constituído um grupo de trabalho que vai organizar a Semana e agrupar todos os eventos, conferindo um caráter ainda mais forte a sua realização.

Durante a reunião, foram explicados os procedimentos para a captação de recursos, que pode ser feita junto ao MCTI e à Fapergs, e também explicitados os objetivos, regras, histórico e tema da Semana.

Neste ano, uma das metas é levar aos jovens e crianças o tema de ciência e tecnologia aliado ao esporte e à saúde. A temática do esporte foi escolhida em razão de o Brasil sediar, a partir deste sábado (15), a Copa das Confederações, e, em 2014, a Copa do Mundo de futebol. Foi proposta também a realização de uma Conferência Estadual da Ciência, Saúde e Esporte, com palestrantes renomados, voltada a alunos dos ensinos médio, técnico e universitário, além de professores e profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Fonte: SCTI-RS

Próximos Eventos