+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Com apoio da Fapes projeto revive o rio Mangaraí no Espírito Santo

O projeto Renaturalize está renovando a vida no rio Mangaraí, localizado em Santa Leopoldina. A técnica é aplicada pela empresa Aplysia e utiliza, basicamente, troncos de eucalipto. O objetivo é melhorar a qualidade da água, recriar habitats e aumentar a biodiversidade do rio.
Os resultados obtidos apontam para um aumento de 80% da quantidade de peixes. O projeto se concretizou a partir do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) com a Finep, por meio do programa do Tecnova, no valor total de R$ 377,7 mil, sendo R$ 119,9 mil pela Finep e o restante pela Fapes.

A inovação conta com a utilização de troncos amarrados com cabos de aço em pontos do rio. O método possibilita a redução da velocidade da água, o que permite uma infiltração maior no lençol freático. A técnica, já aplicada na Inglaterra, está sendo empregada no Brasil – e em toda a América Latina – pela primeira vez.

Assista à reportagem da TV Gazeta sobre o Renaturalize.

Além de oxigenar a água, os troncos dispostos no rio ajudam a reter os sedimentos que descem a correnteza e que assoreiam não só o afluente, mas também o rio principal, diminuindo custos com sulfato de alumínio em estações de tratamento de água, dragagens e gestão de seca e enchentes. Em dez meses, foram retidas 67 toneladas de sedimentos em apenas 200 metros do Mangaraí. O Renaturalize viabiliza a melhoria de um dos principais afluentes do Rio Santa Maria da Vitória, que abastece a Grande Vitória.

Devido aos bons resultados, o projeto pode vir a ser adotado em outros rios brasileiros. A técnica pode ser aplicada principalmente nos afluentes.

O Edital

TECNOVA – Subvenção Econômica à Inovação Edital FAPES Nº 013/2013 FINEP – TECNOVA – ES, o objetivo do Tecnova é criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação, por meio de recursos de subvenção econômica para o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte, com foco no apoio à inovação tecnológica e com o suporte aos parceiros estaduais.

Fonte: FAPES-ES

Próximos Eventos