Giro nos Estados

Com apoio da Fapemat, Seminário de Educação da UFMT abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o Seminário de Educação (SemiEdu 2015), do Instituto de Educação (IE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento será realizado entre os dias 16 e 18 de novembro no campus da UFMT, em Cuiabá, com o tema “Educação e seus Sentidos no Mundo Digital”.

O SemiEdu 2015 é um dos projetos contemplados no Edital de Apoio à Realização de Eventos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). O evento busca discutir as novas práticas culturais e educativas que se impõem no cotidiano, atravessadas pelo mundo digital.

Para os coordenadores do evento, professores Cristiano Maciel e Kátia Alonso, “ao apoiar o SemiEdu 2015, a Fapemat mostra que é uma agência de fomento preocupada com a realização de atividades de divulgação científica que promovam reflexões importantes na área da educação. Desta maneira, ela está fortalecendo o ensino, a pesquisa e a extensão para além dos muros das universidades no Estado de Mato Grosso”.

O presidente da Fapemat, Antonio Carlos Maximo, destacou que, “como um dos organizadores do SemiEdu em anos anteriores, o apoio da Fundação acaba sendo um fator decisivo na organização do evento. Considerando as dificuldades de se conseguir recursos financeiros para um Seminário de tamanha envergadura, tradicional, que envolve milhares de estudantes, professores e pesquisadores, a participação da Fapemat acaba sendo um imperativo”.

O período para envio de propostas de minicursos e oficinas aos Grupos de Trabalho (GTs) também está aberto. Os interessados deverão realizar as inscrições e preencher o formulário disponível no site, contendo título, ementa, justificativa, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos, avaliação e referências do minicurso. As propostas serão recebidas até o dia 8 de junho.

Todas as informações sobre o Seminário podem ser encontradas no portal desenvolvido pela Secretaria de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (STI), da UFMT. A página prioriza um layout leve e moderno, que garante a acessibilidade de todo o conteúdo, independente do meio que os usuários utilizem (computador, tablet ou celular). Até agora, já estão disponíveis no portal a apresentação do seminário, o calendário com as datas importantes, as normas para submissão de pôsteres e artigos, além da descrição dos 19 GTs que compõem o evento.

Em paralelo ao SemiEdu 2015, será realizada a VI Escola Regional de Informática (ERI 2015), da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em Mato Grosso, que terá como tema “Elos Digitais: Educação, Cultura e Interação”. A ERI 2015 é organizada pelo Instituto de Computação (IC) da UFMT, campus Cuiabá, e é mais um dos projetos que recebe apoio da Fapemat.

SemiEdu
Realizado desde 1992, o evento faz parte das atividades acadêmico-científicas do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Instituto de Educação (IE) da UFMT, campusCuiabá. A cada ano, um grupo de pesquisa responde pela coorganização do Seminário. Em 2015, essa tarefa será do Laboratório de Estudos sobre Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação (LêTece) e do Núcleo de Educação Aberta e à Distância (NEAD). A coordenação geral está a cargo dos professores Kátia Morosov Alonso e Cristiano Maciel

Fonte: FAPEMAT

Próximos Eventos