+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Com apoio da Fapeam, Fiocruz Amazônia abre seleção para Programa de Iniciação Científica

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) torna público o Edital 2016/2017 com a abertura de inscrições e normas para o processo seletivo de candidatos à bolsa do Programa de Iniciação Científica (PIC) para novatos ou renovação, com aporte financeiro do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). As inscrições iniciaram na terça-feira (19), seguem até 20 de maio e deverão ser feitas junto à Coordenação do Programa de Iniciação Científica PIC/ILMD. As atividades dos bolsistas iniciam no dia 1º de agosto deste ano.

O programa tem o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos na área da pesquisa entre estudantes de graduação, além de estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais.

Quanto à renovação de bolsas, o bolsista será avaliado oralmente na Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), marcada para acontecer nos dias 2 e 3 de junho deste ano. Caso a banca de avaliadores considere o desempenho do aluno na apresentação insuficiente, o bolsista não será renovado e o pedido de renovação do projeto, com outro bolsista, será considerado como nova solicitação.

Para os novatos, os requisitos são: estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição de Ensino Superior pública ou privada reconhecida pelo Ministério da Educação; desejável ter coeficiente de rendimento acumulado (CRA) com valor igual ou maior do que 7,0 (sete). Entre 6,5 e 6,9, fica a cargo da comissão avaliar caso a caso, somente em casos de renovação; e não ter reprovação em disciplinas afins com as atividades do projeto de pesquisa.

Análise

Os orientadores deverão entregar à Coordenação do Programa de Iniciação Científica PIC/ILMD uma cópia impressa do projeto completo; documentação do orientador e do aluno. O projeto será avaliado por um comitê formado pelos pesquisadores seniores do Programa ILMD-Fapeam. Esse comitê poderá fazer recomendações necessárias para o melhoramento do projeto, ou a desclassificação do candidato. Caso necessário, o orientador poderá ser requisitado como avaliador ad hoc, quando os pesquisadores seniores do ILMD-FAPEAM estiverem, por algum motivo, impedidos de avaliar.

O orientador e o aluno devem estar cadastrados no banco de pesquisadores da Fapeam (SigFapeam) e estar com o Currículo Lattes atualizado.

A pré-avaliação dos projetos enviados ocorre de 20 a 30 de maio, e a entrega do projeto corrigido à coordenação do PIC/ILMD até o dia 29 de junho. O resultado da avaliação sai dia 30 de junho.

Fonte: Fapeam

Próximos Eventos