+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Circuito da Ciência do Inpa promoverá manhã de aprendizado nesta sexta-feira

Na próxima sexta-feira (26), o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) abre suas portas para a 7ª edição do projeto Circuito da Ciência. Cerca de 300 alunos de quatro escolas da rede pública são esperados para uma manhã de entretenimento e aprendizado. Esta edição também contará com a participação da Oca do Conhecimento Ambiental, da Zona Norte/CRAS.

Criado há 15 anos, o Circuito da Ciência tem por objetivo despertar nos estudantes o gosto pela ciência, através de oficinas e jogos que divulgam as pesquisas do Instituto. Além disso, as crianças podem ter contato com a fauna e a flora local e conhecer o Bosque, que recentemente foi escolhido como o terceiro entre os dez melhores zoológicos e aquários do Brasil no Prêmio Travelers Choice 2014.

As oficinas têm temas variados e ensinam de forma lúdica e prática a reciclar refugos da construção civil, a cuidar da higiene bucal e economizar água. Eles também conhecem espécies de mamíferos aquáticos como o peixe-boi e ariranha, insetos aquáticos, espécies de invertebrados e outras espécies como o gavião-real.

Doenças como Malária, Dengue e Leishmaniose são apresentadas às crianças, e instruções sobre prevenção são repassadas aos pequenos. Toda essa gama de conhecimento é transmitida de forma prática e lúdica. “Os alunos podem ver, tocar e brincar enquanto aprendem”, destacou o coordenador do Bosque da Ciência do Inpa, Jorge Lobato.

Atividades culturais como apresentações teatrais, tendas de leitura e exibição de curtas metragens também fazem parte da programação. Os estudantes ainda contam com um passeio pelas trilhas do Bosque e distribuição de lanche. As escolas estaduais selecionadas para essa edição são: Sebastião Augusto Loureiro Filho (Nova Cidade), Centro Educacional Berenice Martins (Mauazinho), Vasco Vasquez (Jorge Teixeira IV) e CETI Dra. Zilda Arns (Terra Nova), além da Oca do Conhecimento Ambiental (CRAS da Zona Norte).

O Circuito da Ciência é uma realização do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia com o patrocínio da Petrobrás e Moto Honda da Amazônia com o apoio do Governo do Estado do Amazonas (Seduc), da Prefeitura de Manaus (Semulsp e Semmas), do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), da Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), Sesc, Ufam, UEA, Fametro, UniNilton Lins, Uninorte, Coca-cola e Brothers.

O Bosque da Ciência

O espaço funciona de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 16h30 (entrada). Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Na segunda-feira o Bosque é fechado para manutenção. A entrada custa R$ 5. Crianças até dez anos, idosos a partir de 60 anos tem entrada gratuita. Grupos religiosos e comunidades carentes agendados previamente, também, não pagam. A solicitação pode ser feita via ofício. Mais informações pelos telefones (92) 3643-3192/ 3312/ 3293.

Fonte: INPA

Próximos Eventos