Giro nos Estados

Cientista amazonense receberá homenagem durante Fórum Senado Brasil

No próximo dia 29 de maio, ocorrerá o primeiro debate do Fórum Brasil Senado 2012, uma realização do Senado Federal. O evento terá como tema “Desafios Científicos do século XXI”, sendo o ponto de partida  a discussão em torno do “analfabetismo científico” no Brasil. Popularizar a ciência é sem dúvida o desafio primeiro, na avaliação dos idealizadores do evento.

O cientista amazonense Alberto Santoro será um dos palestrantes. Reconhecido mundialmente, Santoro lidera a equipe brasileira na fronteira franco-suíça que atua em um dos projetos desenvolvidos pela Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (Cern). Na ocasião, o cientista amazonense será homenageado. A sua biografia será cantada pelo cordelista potiguar Crispiniano Neto, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e autor de 12 livros e 150 folhetos de literatura de cordel nordestina.

Com o objetivo de popularizar a ciência, o debate inaugural do fórum contará também com a presença de dois outros cientistas brasileiros. Um deles é Francisco Caruso, professor do Instituto de Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ, doutor em Física de Partículas pela Universidade de Turim, na Itália, e pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Outro palestrante brasileiro será o físico Mário Novello, também do CBPF, centro de pesquisas que ajudou a criar. Ele é doutor em Física pela Universidade de Genebra e fez seu pós-doutorado pela Universidade de Oxford. É autor “Do Big Bang ao Universo Eterno” (Zahar), que resume sua defesa de que a grande explosão não foi o começo de tudo.

Como convidados internacionais, participarão os cientistas e físicos Harvey Newman, Luciano Maiani, Remo Ruffini e Rocky Kolb. O evento é direcionado ao Legislativo, Executivo e Judiciário, estudantes universitários e interessados em geral.

Fonte: SECT-AM

Próximos Eventos