Giro nos Estados

Cidades Digitais – Consolidação do projeto no Ceará é tema de encontros na Secitece

A Secitece recebeu nesta quinta-feira (6/2) a visita do diretor de Infraestrutura para Inclusão Digital da Secretaria de Inclusão Digital, Américo Bernandes, para tratar de assuntos relacionados ao projeto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações.

“O objetivo da vinda ao Estado é o fortalecimento da parceria entre governo federal, governo estadual e municípios como forma de garantir a sustentabilidade do projeto”, explicou Bernardes. Pela manhã, o diretor esteve reunido com o secretário da Secitece, René Barreira, e com o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho. Participaram ainda do encontro representantes da Coelce e Instituto Centec, além do secretário executivo da Secitece, Pedro Castelo. Já pela tarde, um novo encontro incluiu a participação de técnicos de alguns municípios cearenses contemplados pelo projeto .

O projeto Cidades Digitais visa modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios, por meio da construção de redes de fibras óticas que possibilitam a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

No Ceará, foram contemplados na primeira edição do Cidades Digitais os municípios de Araripe, Varjota, Barreira, Brejo Santo, Jaguaruana, Maracanaú, Viçosa do Ceará, São Gonçalo do Amarante, Quixeramobim e Milhã. De acordo com o diretor Américo Bernardes, até o mês de março o projeto será inaugurado em seis destas cidades, sendo em abril a inauguração nos outros municípios. O Estado também obteve sucesso na segunda edição do Cidades Digitais, que começará a ser implantado nos municípios contemplados já no segundo semestre de 2014.

O secretário René Barreira enfatizou nas reuniões o total apoio da Secitece ao projeto. “Não tenho dúvidas de que iremos fortalecer esta interlocução entre governo federal, governo estadual e municípios para a plena consolidação do projeto Cidade Digitais. Espero que o Ceará consiga ser visto como uma referência do projeto, assim como acontece em diversas iniciativas em nosso Estado”, finalizou.

Fonte: Secitece

Próximos Eventos