Giro nos Estados

Cidade de SC reduz em 90% tempo de espera por serviços públicos

O município de Guaramirim, na região Norte de Santa Catarina, foi premiado por ter um dos projetos de gestão pública mais modernos do país. Há cerca de um ano, a prefeitura da cidade implantou o Sistema Municipal de Protocolo Digital, que digitalizou 100% da solicitação de alguns serviços públicos relacionados às áreas de planejamento urbano e meio ambiente. A mudança recebeu o prêmio Projeto Inovador 2018 durante o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais que aconteceu na última semana, em Lages.

Por meio do Portal do Cidadão, sistema baseado na computação em nuvem e disponível via internet, é possível executar as solicitações de qualquer lugar, com o máximo de segurança. As filas para atendimento presencial na sede do executivo municipal deixaram de existir e até o tempo de tramitação das demandas reduziu em quase 90%: antes, serviços como como o alvará de construção levavam 20 dias para serem liberados; nos próximos meses, com a ampliação da ferramenta, a ideia é que esse atendimento seja feito em até 24 horas.

Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Guaramirim, Jiuvani Assing, a tecnologia premiada permite reduzir custos com papel, impressão e manutenção de arquivos. “Os servidores públicos acessam os documentos de forma mais rápida e eles não perdem tempo nem com a busca manual, que foi substituída por um localizador integrado ao sistema que funciona por meio de palavras-chave”, explica.

O Sistema Municipal de Protocolo Digital funciona baseado na computação em nuvem, que mantém os dados armazenados em servidores com alto grau de segurança e os compartilham via internet.

Essa base, de acesso comum aos servidores municipais, facilita a troca de informações referentes às demandas dos cidadãos entre todos os órgãos da cidade, o que aumenta a transparência e permite acompanhar o andamento do trabalho e identificar onde o fluxo foi interrompido, no caso de atrasos.

O sistema foi desenvolvido pela IPM Sistemas, empresa catarinense especialista no desenvolvimento de plataformas baseadas em cloud computing para a gestão pública.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos