+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

CETENE e FACEPE concluem avaliação de projetos submetidos a edital de interação de pesquisa

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) concluíram o processo de análise das propostas submetidas à primeira rodada do Edital de Apoio à Interação de Pesquisa entre o CETENE e Pesquisadores da Região Nordeste.

Dezessete propostas foram submetidas e todas aprovadas. O edital convida pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa da Região Nordeste a apresentarem projetos nas áreas de Biotecnologia, Biocombustíveis, Nanotecnologia e Gestão/Inovação Tecnológica a serem desenvolvidos nas instalações do CETENE. Os aprovados receberão quotas de bolsas de pesquisa financiadas com recursos do Centro e concedidas pela FACEPE. Os projetos serão contratados a partir de janeiro de 2015.

Inscreveram-se pesquisadores de instituições como as universidades federais do Vale do São Francisco (Univasf), Alagoas (UFAL), Sergipe (UFS), Piauí (UFPI), Ceará (UFC), Pernambuco (UFPE Campus Recife), Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE ? Campus Serra Talhada); estaduais de Pernambuco (Campus Caruaru), Paraíba (UEPB), Santa Cruz (UESC), , e pesquisadores do próprio CETENE. O valor total aprovado para apoio aos projetos é de pouco mais de R$ 255 mil.

Além da concessão de bolsas, os projetos aprovados serão apoiados com a disponibilização, pelo CETENE, da infraestrutura física e de equipamentos.

O edital é fruto de parceria firmada em 2010 com o apoio institucional de outras Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) da Região Nordeste como a Funcema, do Maranhão, Fapepi, do Piauí, a cearense Funcap, a Fapern, do Rio Grande do Norte, Fapesq, da Paraíba, a alagoense Fapeal, a sergipana Fapitec e a baiana Fapesb.

O CETENE – sediado na cidade de Recife, é um centro de pesquisas vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que tem por missão desenvolver pesquisas e inovações tecnológicas que tenham caráter estratégico para o desenvolvimento do Nordeste brasileiro, promovendo cooperações baseadas em redes de conhecimento e nos agentes da economia nordestina.

Baixe o resultado

Fonte: SECTEC-PE

Próximos Eventos