Giro nos Estados

Centros de Inovação em SC podem receber recursos do MCTI

O secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, esteve reunido com o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alvaro Prata. O encontro foi nesta quarta-feira, 4, em Brasília, com objetivo de buscar recursos para mobiliar e equipar os Centros de Inovação que estão sendo construídos no Estado. Prata se comprometeu em analisar o projeto técnico dos Centros de Inovação e estudar a viabilidade para liberação dos recursos junto ao Ministério. “Estamos em um momento de construção orçamentária para 2015, mas queremos continuar neste importante projeto que pensa em Santa Catarina para os próximos 50 anos”, relatou Prata.

Acompanhado do senador Dário Berger, do deputado federal Mauro Mariani e do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Jean Vogel, o secretário Chiodini saiu entusiasmado da reunião. “Estamos fazendo o acompanhamento das obras dos Centros de Inovação e queremos dar ainda mais celeridade ao processo, para que este ano os primeiros já estejam funcionando. Porém precisamos buscar os recursos necessários que faltam”, explicou Chiodini. No total, serão 13 Centros de Inovação nas cidades de Joaçaba, Lages, Jaraguá do Sul, Chapecó, Itajaí, São Bento do Sul, Tubarão, Blumenau, Brusque, Rio do Sul, Criciúma, Florianópolis e Joinville. Há dois modelos de edifícios, sendo que o maior, com 3.800 m2 e outro com 2.200 m2, que abrigarão aceleradoras de empresas, laboratórios de pesquisa, de capacitação e de consultoria para novos negócios.

Estas serão as primeiras obras públicas em Santa Catarina projetadas em Building Information Modeling (BIM), modelo no qual é possível criar a documentação e as informações digitais coordenadas do empreendimento, acelerando a finalização de modo seguro, mais econômico e com impacto ambiental reduzido.

Fonte: SDS-SC

Próximos Eventos