+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Centro Profissionalizante de Maceió será inaugurado em agosto

Jovens e adultos matriculados na rede pública estadual poderão realizar cursos de capacitação

O Centro Profissionalizante Aurélio Buarque de Hollanda, localizado na Colina dos Eucaliptos, em Maceió, será inaugurado no início de agosto. Com a abertura da unidade, jovens e adultos matriculados na rede pública estadual poderão realizar cursos de capacitação para o ingresso no mercado de trabalho.

Segundo o diretor da educação profissional da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE), José Barbosa Neto, o centro ofertará, inicialmente, 510 vagas para os cursos de preparação básica para o primeiro emprego; Ética e Cidadania; qualidade no atendimento, além de aulas profissionalizantes de camareira, governanta, auxiliar de cozinha e recreador.

“Além da qualificação dos jovens e adultos, a proposta do centro é a requalificação do trabalhador para garantir o seu emprego. Inicialmente, serão abertos os cursos que a SEE verificou uma carência na área”, explicou Barbosa.  Ainda segundo o diretor da SEE, o centro profissionalizante contemplará, além de jovens e adultos de bairros na parte alta de Maceió, estudantes dos municípios de Messias, Satuba, Atalaia, Rio Largo, Paripueira e Barra de Santo Antônio.

Na próxima sexta-feira (13), às 8h30, técnicos da SEE se reunirão com os representantes da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e com  associações de moradores de bairros da parte alta de Maceió para a mobilização dos estudantes interessados nas capacitações. A reunião acontece na sede do centro profissionalizante. “O objetivo da secretaria é chamar todos os diretores de escolas e a comunidade de alguns bairros de Maceió para que mobilizem os interessados nos cursos, que vão garantir a melhoria na vida de jovens e adultos”  .

Pronatec

As inscrições para os cursos gratuitos de qualificação (formação continuada) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foram prorrogadas até o dia 2 de agosto. Os estudantes do Ensino Médio das escolas da rede pública estadual da capital e do interior podem realizar a pré-matrícula na própria instituição de ensino com os seus diretores escolares e, posteriormente, fazem as matrículas nas unidades parceiras da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE). Para isso, devem ter em mãos: declaração que é matriculado na escola estadual; comprovante da pré-matrícula; CPF ou CPF da mãe (para o menor de idade).  A aula inaugural do Pronatec será realizada no dia 6 de agosto.

O Pronatec ofertará 14 mil vagas distribuídas nos 244 cursos de diversos eixos educacionais como construção civil, informática, saúde, gestão e logística entre outros para a capacitação dos alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio para o mercado de trabalho. Os cursos serão ofertados para todas as escolas da capital e do interior. Os alunos matriculados terão direito ao transporte, bolsa alimentação e seguro para os cursos que necessitem.

Com coordenação da SEE, o Pronatec em Alagoas contará com as instituições parceiras: Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senai), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Fonte: Agência Alagoas

Próximos Eventos