falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Centro de Excelência em IA de Goiás quer processar 20 Tera de dados por mês - Consecti

Centro de Excelência em IA de Goiás quer processar 20 Tera de dados por mês - Consecti

Educação
27 outubro 2021

Centro de Excelência em IA de Goiás quer processar 20 Tera de dados por mês

A Universidade Federal de Goiás – UFG – inaugurou a sua mais nova infraestrutura para abrigar o primeiro curso superior de bacharelado em inteligência artificial do Brasil. A tecnologia empregada será da NVIDIA Enterprise e totalmente voltada para IA.

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), uma unidade Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação), é responsável pela iniciativa e conta com investimento de R$ 1,4 milhão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás com associação a recursos da Procuradoria Geral do Estado de Goiás, que desenvolve projetos de inovação com o CEIA.

O Centro de Excelência da UFG será o primeiro de toda américa latina a usar um NVIDIA DGX A100 com 80 GB de memória. O equipamento NVIDIA Enterprise vai auxiliar com projetos de automação de textos jurídicos, sintetização de voz artificial e reconhecimento de fala. A instituição deve ainda incluir outras ferramentas da divisão NVIDIA Enterprise para compor as próximas melhorias da infraestrutura.

“A DGX será utilizada 24 horas por dia, 365 dias por ano. Foi instalada com toda a sua capacidade comprometida até meados de 2023. Esperamos processar algo em torno de 20Tb de dados por mês”, comenta Anderson da Silva Soares, Coordenador do Centro de Excelência em IA da UFG e Diretor do curso de Redação de IA na UFG.

Fonte: Convergência Digital em 25/10/2021