+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Cejuve e Secti realizam Hackathon com desafios relacionados à juventude na pandemia na Bahia

Evento vai trazer convidados para dialogarem sobre os desafios enfrentados pelos jovens, com direito a realização de oficinas e premiação. 
Quais são os principais desafios enfrentados pelo público jovem nesta pandemia? De que forma é possível conviver e interagir com segurança dentro do público juvenil? Como colocar em prática aquela solução inovadora que se tem em mente? Esses são alguns dos questionamentos que serão dialogados, durante a Semana da Juventude, no Desafios Bahia Hackathon, realizado pelo  Conselho Estadual da Juventude, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), nos dias 19 e 20 de agosto, com transmissão pelo canal do Youtube Secti Bahia. O evento, totalmente gratuito, contará com a participação de diversos convidados que debaterão sobre os desafios da juventude baiana ao longo da pandemia, além de oficinas que resultarão em apresentações de trabalhos, com direito à premiação para os primeiros colocados.
A programação completa do evento, bem como seu regulamento, se encontra no site da Secti, onde também é possível realizar a inscrição até o dia 16 de agosto para garantir a participação nas oficinas. Entre os convidados do Hackathon estão a CEO da startup Wakanda Educação Empreendedora, Karine Oliveira, o subsecretário de Programas do Consórcio Nordeste, advogado e sanitarista, Thiago Campos, o Head da startup Digital Innovation One (DIO), Victor Haruo, o fundador e CEO da startup Quickup, André Argolo, a gerente de Inovação e Empreendedorismo do Parque Tecnológico da Bahia, Rafaela Rodrigues, o diretor de Conexões do NEJ Salvador, Caio Vinícius Lopes, e Débora Melo, Coordenadora Geral e de Estrutura do FACOMSOM 2021. A programação inclui a exposição dos problemas enfrentados durante o período atual, as melhores formas de elaborar uma identidade visual forte para uma solução inovadora e as maneiras de aplicar o Produto Viável Mínimo (MVP) em um contexto real.
A chefe de Gabinete da Secti, Mara Souza, afirma que o Hackathon é baseado nos três pilares da ciência, da tecnologia e da inovação. “Este evento cumpre o objetivo de despertar a juventude para que, desde cedo, estejam atentos às oportunidades que podem surgir em períodos de crise. A ciência é pautada pela produção de conhecimento, a tecnologia, na transformação de conhecimento em soluções, a inovação, na transição das soluções desenvolvidas para benefícios direcionados à sociedade. Através de eventos como esse, buscamos incluir o público jovem em ações efetivas que venham a melhorar a qualidade de vida da população por meio de ideias inovadoras”, disse. 
Para a coordenadora da Comissão de Ciência e Tecnologia do Cejuve, Kananda Eller, a proposta da maratona, que será realizada no mês da juventude, pensa as inovações para além das tecnologias digitais. “Buscamos incluir as perspectivas sociais dentro desse tema, porque isso é de extrema importância para incluir como protagonista a juventude rural, pobre, preta, mulheres, indígenas e com deficiência, ou seja, minorias em geral, na área de ciência, tecnologia e inovação”, completou. O Hackathon conta com apoio da Wakanda Educação Empreendedora, da Quickup, da Empresa Júnior de Informática da Ufba (InfoJR), da Federação de Empresas Juniores da Bahia (UniJr), da Use Telecom e DIO.
Os vencedores do desafio serão premiados de acordo com a ordem de classificação. Os prêmios contemplam as equipes que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugares. Para aqueles que ficarem no topo do pódio, a premiação definida é de 5 chips de 10GB da USE Telecom, durante o período de 1 ano, mentoria de 4 horas da Wakanda Educação Empreendedora e licença PRO para todos os cursos online da startup Digital Innovation One (DIO). Quem ficar em segundo e terceiro lugares serão premiados com licença PRO para todos os cursos online da startup Digital Innovation One (DIO).

Fonte: SECTI BA (adaptado) em 03/08/2021

Próximos Eventos