+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

CDT lança Parque Científico e Tecnológico da UnB

O Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (PCTec/UnB) foi lançado na manhã desta terça-feira (11) em evento realizado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT). A data marca o início da construção do prédio anexo do CDT, onde serão instalados o Laboratório de Certificação de Equipamentos Médicos e mais três empresas. O valor estimado para a construção do anexo, que terá uma área de 762,26m², gira em torno de R$ 1,2 milhões. O prédio C-Biotec, ainda em licitação, tem custo previsto de R$ 11,4 milhões, para uma área de 6.840m². O projeto do PCTec/UnB ocupará uma área total de 48.600m².

O PCTec/UnB será gerido pelo CDT. O projeto do parque prevê a atuação nas áreas de Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Tecnologia Biomédica, Energia, Nanotecnologia, Fármacos e Medicamentos, Tecnologias Ambientais, Tecnologias da Educação e Tecnologias Sociais. “A gente está tirando do papel um grande projeto de parceria que é a cara da UnB”, disse o reitor Ivan Camargo. “O que estamos fazendo hoje, com o lançamento do parque, é pegar tecnologia e transformar em riqueza para mudar o Brasil” completou.

Aos empreendedores será possível estabelecer dois modelos de negócio com o PCTec/UnB: cessão de direito para construção, ou locação de infraestrutura construída. “Em qualquer caso, será exigida a interação da empresa com a comunidade acadêmica, seja por meio de pesquisa, transformação de conhecimento científico em produtos ou processos”, afirmou Paulo Anselmo Ziani Suarez, diretor do CDT.

O lançamento do parque é o marco de um projeto que existe na Universidade de Brasília (UnB) há 27 anos, quando começou a ser idealizada a construção de um espaço de tecnologia na UnB. “Em 86, quando o CDT foi criado, constou no ato e no regimento regulatórios que uma de suas funções seria fazer os estudos de implementação do Pólo de Alta Tecnologia de Brasília”, afirmou Luís Afonso Bermudez, gestor da CDT por 20 anos, hoje decano de Administração da universidade.

Outro fator importante para a construção do PCTec/UnB foi a resolução nº 14/2007 do Conselho Diretor da Fundação UnB (FUB), que criou o parque e definiu o espaço entre o CDT e a Finatec como área para criação desse projeto.

Fonte: UnB

Próximos Eventos