+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Casarão Tech Renato Archer: Espaço que reúne história e inovação reabre as portas ao público no Maranhão

Localizado na Rua da Estrela e parte integrante do rico acervo arquitetônico que garantiu para São Luís o título de Patrimônio Cultural Mundial concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o primeiro hub público do Maranhão está de cara nova e mais uma vez de portas abertas para público.

Inaugurado em janeiro de 2018, o Casarão Tech foi o primeiro espaço de inovação do Governo do Maranhão. O prédio histórico tornou-se um espaço de conexão entre empreendedores, troca de conhecimentos e principalmente de desenvolvimento de startups (novas empresas de base tecnológica) por meio do Programa Inova Maranhão.

Já consolidado com dois anos de funcionamento, o hub de inovação com fluxo contínuo de empresas, empreendedores e mais de 170 startups, precisou dar um tempo nas atividades e encontros presenciais por conta do cenário de crise sanitária mundial. Nesse período, mesmo de portas fechadas para o grande público, o CTRA continuou inovando e contribuindo para o bem-estar da sociedade por meio da produção de equipamentos biométicos e de proteção individual em parceria com o grupo Makers contra o Covid-19.

Impressoras 3D Adquiridas para o CTRA

CTRA de cara nova

De cara nova, o espaço ganhou uma cabine de desinfecção e volta a atender o público seguindo todos os protocolos de segurança.

Durante o período que esteve fechado para o público externo, o hub passou por intervenções de revitalização executadas pela Secretaria de Estado da Cultura no âmbito do Programa Nosso Centro que tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável.

Foram realizados serviços recuperação de esquadrias, reboco e pintura da fachada, revisão e recuperação das instalações elétricas.

A remodelação dos espaços internos ficou por conta da equipe da Secti. O casarão histórico conta com a galeria Renato Archer em homenagem ao maranhense que foi o primeiro Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil.

Os laboratórios estão equipados com impressoras 3D que foram adquiridas em março de 2020, para produção de EPIs que foram modelados e impressos pela equipe da SECTI em parceria com a comunidade Maker do Maranhão.

Máquina CNC a Laser

Além disso, também foi adquirido uma máquina de corte a laser de alta performance, para a otimização do tempo de trabalho durante a produção de facheshields, cabines de acrílico e cabine de desinfecção, que foram entregues para a rede de saúde do estado.

Agora o espaço reabre as portas, pronto para receber nossa comunidade com todas as medidas de segurança necessárias para continuar a fortalecer o ecossistema de inovação do Maranhão e servindo como o espaço público de inovação do Governo do Maranhão.

Fonte: SECTI MA em 07/07/2021

Próximos Eventos