Giro nos Estados

Caravana da Ciência compartilha experiência e conhecimento com alunos santanenses

Em mais uma edição da Caravana da Ciência “Compartilhando experiências, divulgando conhecimentos”, a popularização de novas tecnologias e de  inovação atraiu milhares de alunos do segundo maior município do Estado.

A Escola Estadual Almirante Barroso, em Santana, foi o ponto principal de mais uma edição do projeto que tem como missão divulgar a importância da ciência no cotidiano de crianças, jovens e adultos, através de projetos , oficinas, palestras, cursos e exposições.

O governador Camilo Capiberibe, que participava do PPA Participativo naquele município, resumiu a importância da ciência e tecnologia dentro das escolas. “Levar a Ciência, Tecnologia &Inovação para a sala de aula é algo inédito no Amapá e o Governo do Estado manteve o compromisso de apoiar todos os eventos sobre o assunto, e importante frisar que foram mais de R$ 2 milhões de investimentos para bolsas, custeios e pesquisas. Então o momento é de popularizar o assunto para todos os municípios do Amapá”, disse.

 A programação iniciou as 8h e se prolongou até as 17h. Os estudantes lotaram todas as salas que apresentavam exposições ou cursos. O ponto mais visitado do evento foi o Planetário Móvel May Waka, projeto desenvolvido pelo Instituto de Estudo e Pesquisa Cientifica do Amapá (IEPA). No interior do Planetário Móvel, os estudantes ganharam a oportunidade de saber sobre o universo e seus segredos. “Foi uma experiência maravilhosa, jamais pensei que aqui no Amapá existisse um planetário, aprendemos coisas que jamais pensaria que existia”, relatou a aluna Aline Mendes.

O evento é coordenado pela Setec em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seed), Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e Serviço Social do Comércio (Sesc).
De acordo com Antonio Claudio de Carvalho, secretario da Setec,  a finalidade da Caravana é oferecer o desconhecido para a maioria dos estudantes, assuntos que não são apresentados em sala de aula, assim estimulamos o aluno a pesquisar. “A Caravana da Ciência é um projeto grandioso, que abrange uma série de assuntos desconhecidos da maioria dos alunos, e assim pretendemos leva-la para todos os municípios do Estado, porque hoje no Amapá assuntos de CT&I tem o total apoio do Governo do Estado,  que se manteve sempre disposto a contribuir para a expansão do assunto através de bolsas cientificas, pesquisas e custeio de projetos”, destacou.

Durante todo o dia, o movimento de alunos era intenso nos corredores da Escola. De acordo com o aluno Armando Costa, a Caravana da Ciência deveria ser um projeto permanente dentro das instituições, uma vez que grande parte dos assuntos abordados são desconhecidos da classe estudantil. “Jamais imaginava que no Amapá existia estudos de jogos eletrônicos, planetário móvel,  reciclagem, remédios naturais, tecnologia, são coisas que todos os cidadãos deveriam saber, principalmente nós. Com certeza a minha curiosidade foi despertada depois de tudo isso”, informou o aluno da 8ª série.

A Setec informa que a Caravana da Ciência irá percorrer os principais municípios do Estado, além  de algumas escolas de Macapá e Santana, sempre “Compartilhando experiências, divulgando conhecimento”.

Fonte: Setec AP

Próximos Eventos