Giro nos Estados

Capital cearense contará com novos laboratórios da Embrapa

Fortaleza/CE recebe a vista do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, nesta terça-feria (25) para a inauguração de três novos laboratórios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na capital cearense.

Serão instalados os laboratórios Multiusuário de Química de Produtos Naturais (LMQPN), o de Tecnologia da Biomassa e de Biologia Molecular. O projeto prevê um investimento de R$ 13,4 milhões com recursos do PAC Embrapa, de emendas parlamentares e do Tesouro Nacional.

O LMQPN se destaca como um dos principais laboratórios em química de produtos naturais para as unidades da Embrapa no país e os parceiros institucionais. Ele é considerado o segundo laboratório multiusuário de referência da Empresa, ao lado do Laboratório de Bioinformática, na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP).

O escopo do projeto é utilizar as ferramentas da química com recursos naturais brasileiros no desenvolvimento de produtos como fitoterápicos, fármacos, pesticidas, fragrâncias, aromas, cosméticos, pigmentos naturais e embalagens biodegradáveis.

O segundo laboratório instalado, o de Biologia Molecular, será responsável por análises desenvolvidas com base em melhoramento genético e em pesquisas que requeiram a identificação ou a avaliação da variabilidade genética de plantas e microrganismos.

Já o Laboratório de Tecnologia da Biomassa visa desenvolver materiais, produtos e processos focados no uso sustentável e integral dos resíduos agrícolas e agroindustriais e da biomassa brasileira.  A atuação abrange a plataforma de processos biotecnológicos, energias renováveis e tratamento de resíduos da agroindústria.

Fonte: Agência Gestão CT&I

Próximos Eventos