+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Capes e Governo de Minas assinam acordo de cooperação técnica para o programa Uaitec

O governo de Minas, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), assinaram Acordo de Cooperação Técnica para estabelecer uma efetiva parceria para implantação e execução do Programa Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec).
O compromisso de cooperação técnico-operacional é uma importante aliança dos governos federal e estadual rumo à promoção da expansão de renda e riqueza com a democratização do acesso ao ensino superior público e de qualidade, pela modalidade a distância.
Para o secretario de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, o programa gera desenvolvimento para todo o estado. “A Uaitec integra todas as universidades publicas mineiras e os governos federal, estadual e municipal, através do diálogo para promoção de cursos com foco nas demandas macrorregionais e nas vocações regionais gerando maior distribuição da riqueza e desenvolvimento regional em longo prazo,” afirmou.
A iniciativa pioneira do Governo de Minas em oferecer infraestrutura de qualidade para o ensino a distância foi destacada pelo presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães. “É de fundamental importância este interesse do Estado pela promoção do ensino público de qualidade porque o Governo Federal não tem condições de ampliar o numero de escolas e com este programa o acesso à educação é interiorizado. Esperamos que o exemplo do entusiasmo do governo de Minas pela educação possa servir de exemplo para todos os outros estados da federação”, afirmou Guimarães.
A construção conjunta e democrática do programa Uaitec foi destacada pelo coordenador nacional da Universidade Aberta do Brasil, João Carlos Teatine. “É motivo de enorme satisfação estarmos coroando com esta assinatura um trabalho desenvolvido de forma conjunta ao longo de um ano de reuniões e articulações. A UAB e a Capes hoje possibilitam a formação continuada dos professores da rede pública de ensino, por meio da promoção e do financiamento de bolsas de mestrado profissional. Queremos trabalhar de forma acoplada Uaitec – UAB na oferta de vagas para licenciatura, tecnólogos e mestrado profissional, com o financiamento e a criação de editais e chamadas conjuntas,” disse o coordenador.
O programa Uaitec e a meta do governo mineiro 
A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais é um projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que visa a ofertar vagas em cursos de idiomas, tecnólogos, graduação e pós-graduação, com o objetivo de formar profissionais qualificados para atender as demandas por mão de obra presentes no estado. Estão sendo criadas parcerias com diversas instituições públicas de ensino superior de Minas Gerais. Até o dia 1º de agosto serão 50 novas unidades Uaitec e até fevereiro de 2014, 120 unidades levando o ensino superior a todas as regiões do estado.
Para o coordenador pedagógico do Uaitec, Gilberto Caixeta, esta é uma grande oportunidade para milhares de jovens e adultos. “A educação é um importante instrumento de transformação da sociedade. A Sectes, com esse programa possibilita que milhares de jovens e adultos que não tinham acesso à educação continuada possam concluir seus estudos.”
Visando melhorar a capacitação dos trabalhadores mineiros foi criado o projeto Idiomas para a Cidadania, que consiste na oferta de cursos de inglês básico, espanhol, francês e português para a população em geral, e inglês pré-intermediário, endereçado a universitários para o Programa Ciência sem Fronteiras nas unidades Uaitec.
Fonte: Sectes-MG

Próximos Eventos