+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Campus Avançado da Universidade Estadual da Paraíba começa a funcionar com curso para agentes penitenciários

O Campus Avançado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instalado dentro da penitenciária do Serrotão, em Campina Grande, já é uma realidade e será oficialmente entregue no dia 15 de maio, em solenidade presidida pelo reitor Rangel Junior. Iniciativa inédita no país, o campus universitário começará a funcionar com a implantação do curso “Ética e Educação em Direitos Humanos”, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEAC) e destinado a agentes penitenciários que atuam na unidade prisional.

A aula inaugural será proferida pelo professor doutor Timonthy Irelande, membro da Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e referência internacional na área de direitos humanos. De acordo com a professora Aparecida Carneiro, pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, o curso tem como objetivo desenvolver ações de formação continuada junto aos agentes penitenciários e gestores do Campus Avançado no Complexo do Serrotão, bem como contribuir com a efetivação da cidadania, para que eles possam atuar como multiplicadores na perspectiva de construção de uma cultura de respeito aos Direito Humanos.

O curso é destinado a 20 agentes penitenciários e terá carga de 30 horas/aula, sendo três horas de aula por semana. Ao final, os agentes receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão. O conteúdo da iniciativa contempla os direitos humanos. Dividido em seis módulos, ele abordará os temas “Introdução ao estudo dos direitos humanos”, “Primeira geração de direitos humanos”, “Segunda geração de direitos humanos”, “Terceira Geração de direitos humanos”, “Direitos humanos como princípios” e “Os direitos humanos e a realidade carcerária brasileira”.

Simultâneo a implantação do curso para agentes penitenciários, a Universidade, através da PROEAC, também implantará o curso preparatório para o exame supletivo dos ensinos fundamental e médio. A atividade é voltada especificamente para a população carcerária. Trata-se de um curso de preparação para as pessoas apenadas que pretendem prestar  exames supletivos e terá como meta contribuir com a elevação do grau de escolaridade da população carcerária possibilitando a obtenção de certificados e conclusão de ensino médio através do ensino supletivo.

Nesta ação, serão ministradas aulas de Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências e matérias do ensino médio. As aulas acontecerão duas vezes por semana. Os dois cursos acontecerão dentro do Campus Avançado.

Construído dentro da penitenciária do Serrotão pela UEPB, o Campus Avançado funcionará graças a um convênio já firmado entre a Secretaria de Administração Penitenciária e a Universidade Estadual da Paraíba. O convênio foi assinado na semana passada pelo reitor da UEPB, Rangel Junior, e pelo secretário de Estado da Administração Penitenciária, Walber Virgolino.

Fonte: UEPB

Próximos Eventos